Cidades
Ufal terá reunião com SSP no dia 17 para iniciar diálogo sobre segurança no Campus
Consuni aprova um prazo de 30 dias para comissão apresentar propostas de ações imediatas na Ufal

A comissão instituída pelo Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Alagoas tem agenda marcada para a próxima segunda-feira (17), com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/AL) para iniciar diálogo para futura proposta de parceria sobre segurança no Campus A.C. Simões. Mas a proposta do grupo é ampliar o diálogo e ouvir também a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), que já recebeu ofício da Ufal solicitando definição de uma data para reunião.
A comissão teve uma semana para apresentar propostas de ações imediatas para a segurança na Ufal, mas o prazo foi considerado muito curto para conseguir as agendas para ouvir os órgãos de segurança e discutir um tema tão delicado e com muitas divergências na comunidade universitária. Por esta razão, bem como por se encontrar ainda no aguardo de conversas concretas com os responsáveis pelas pastas da segurança do estado, o presidente João Paulo Fonseca solicitou ao Conselho um novo prazo de 30 dias para que o grupo possa fazer essa aproximação com os órgãos de segurança e trazer o relatório circunstancial dos trabalhos.
Em reunião ordinária nesta terça-feira (11), presidida pela vice-reitora Eliane Cavalcanti, no exercício da Reitoria, o Consuni aprovou o prazo de 30 dias para que a comissão conclua a proposta com ações emergenciais para a Ufal. “Com esse prazo, vamos ter tempo de fazer essa ponte com as secretarias, SSP e Seprev, assim como alinhar os posicionamentos da própria comissão, que tem uma composição bem plural. Também entendemos, enquanto comissão, que, após a fase de ouvir as forças de segurança, nós traremos ao Conselho o resultado dessas escutas, e, a partir daí, o Consuni pode compor uma segunda comissão para propor uma ação de mais longo prazo”, justificou Fonseca, presidente da comissão.
Além da comissão do Consuni, a gestão central da Ufal também conversou com as coordenações dos cinco cursos que funcionam no prédio do Ichca –Dança, Filosofia, Teatro e História [licenciatura e bacharelado]– para o retorno às atividades. Desde a última segunda-feira (10), as aulas presenciais foram normalizadas, incluindo as demandas administrativas.
Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas