Cidades

Fim de semana pode ser de chuva fraca a moderada em Alagoas com concentração na faixa litorânea

Segundo meteorologista, a chuva não será tão intensa como a ocorrida nessa quarta-feira (5)

Por Tribuna Hoje 06/02/2025 11h19 - Atualizado em 06/02/2025 17h43
Fim de semana pode ser de chuva fraca a moderada em Alagoas com concentração na faixa litorânea
De acordo com Pinho, nesta sexta-feira (7), o tempo vai começar a melhorar, com predomínio de sol em todo o estado - Foto: Ascom Semarh

De acordo com o meteorologista Vinícius Pinho, da Sala de Alerta da Secretaria Secretaria do Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh), o fim de semana em Alagoas será de chuva fraca a moderada. Conforme o especialista, as precipitações devem iniciar na noite do sábado (8) e ter continuidade até o domingo (9). O acumulado de chuva afetará principalmente a faixa litorânea e outras áreas do estado de Alagoas.

De acordo com Pinho, nesta sexta-feira (7), o tempo vai começar a melhorar, com predomínio de sol em todo o estado. Mas, o clima não deve durar muito. No sábado, a instabilidade volta ao estado trazendo chuvas para o fim de semana.

“Os modelos meteorológicos indicam que as chuvas começarão de forma moderada na noite de sábado, persistindo até o domingo. O maior impacto será na metade leste do estado, atingindo especialmente a faixa litorânea, incluindo a Região Metropolitana de Maceió, a Zona da Mata e o Baixo São Francisco, que são as regiões que já enfrentaram fortes chuvas ontem", prevê o meteorologista.

A boa notícia, de acordo com o especialista é que a chuva não será tão intensa como a ocorrida nessa quarta-feira (5). “Mas, é importante que os órgãos estejam mobilizados porque haverá novas pancadas de chuva. Mesmo sem intensidade, merece atenção pois o solo ainda está saturado e com reflexos das chuvas de ontem”, comenta Vinícius.

O meteorologista informa que apesar da previsão de chuvas, os alagoanos não precisam se preocupar com transbordamentos de rios. Segundo ele, o temporal que cai no Recife não deve refletir em grandes impactos nos rios do estado. As bacias hidrográficas do Mundaú, Paraíba e Jacuípe, que nascem em Pernambuco, estão com volumes dentro da normalidade.

“As chuvas estão mais concentradas na faixa litorânea de Recife, não nas regiões onde nascem nossos principais rios com histórico de inundação. Desse modo, a gente não teve tanto reflexo das chuvas que caem lá em Pernambuco. As bacias do Mundaú, Paraíba e Jacuípe, que nascem em Pernambuco, estão dentro de uma normalidade”, tranquiliza Pinho.

Na manhã desta quinta-feira (6), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou novo alerta de acumulados de chuvas, com início às 10h desta quinta-feira (6) e com prazo de término às 10h desta sexta-feira (7). O alerta é para 55 cidades alagoanas de várias regiões de Alagoas.

A previsão do Inmet aponta que os municípios podem ser atingidos por chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Nessas cidades, há perigo potencial, no entanto, com pouco risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em locais com tais riscos.