Cidades

Chefia de Ensino da SSP lança revista com balanço das ações de 2024

Edição traz detalhes sobre os cursos que formaram quase 2 mil agentes das forças de segurança ao longo do ano

Por Paula Berle / Ascom SSP/AL 05/02/2025 19h30
Chefia de Ensino da SSP lança revista com balanço das ações de 2024
Revista apresenta um panorama das principais ações desenvolvidas ao longo de 2024 - Foto: Ascom SSP/AL

A Chefia de Ensino Integrado da Secretaria de Segurança Pública (CHEI/SSP) lançou, nesta quarta-feira (5), a segunda edição da revista eletrônica “Ensino. Conhecimento. Segurança Pública”, que apresenta um panorama das principais ações desenvolvidas ao longo de 2024, com foco na capacitação e qualificação dos profissionais da segurança.

Entre os destaques estão o primeiro ano do ambiente virtual de aprendizagem CEI Educar, a roda de conversa com lideranças religiosas e ativistas antirracistas e a conclusão da primeira especialização promovida pela SSP, em parceria com a Faculdade Unima, que formou 39 policiais e bombeiros em Gestão e Políticas de Valorização do Trabalhador da Segurança Pública.

Ao longo do ano, a Chefia capacitou quase 2 mil servidores das polícias Civil, Militar e Científica, do Corpo de Bombeiros e da SSP, por meio de cursos presenciais e online.

Nos treinamentos presenciais, que somaram 820 alunos, destacaram-se o 1º Curso de Atendimento Pré-Hospitalar Tático para Profissionais da Segurança Pública, que preparou agentes para atuar em cenários de alto risco, como confrontos armados, e o Curso de Identificação de Vítimas de Desastre em Massa, promovido em parceria com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Além da qualificação técnica, a CHEI priorizou o atendimento especializado para grupos marginalizados. Um dos eventos importantes voltados para o aperfeiçoamento desse atendimento foi a participação da major Joyce Bezerra, chefe do setor, no Curso de Formação de Multiplicadores de Polícia Antirracista, promovido pela Senasp em Brasília e o III Simpósio Nacional de Segurança Pública e Relações Raciais da Polícia Militar da Bahia (PMBA), que aconteceu em Salvador.

Para ler a edição do informativo, clique aqui.

A Chefia

Criada em 2009, a Chefia de Ensino Integrado da SSP desempenha um papel estratégico na formação dos profissionais da Segurança Pública de Alagoas, planejando e executando ações educacionais integradas. A unidade oferece cursos presenciais e a distância por meio do ambiente virtual CEI Educar e da Rede EaD Segen, em parceria com a Senasp.