Cidades
Aviso vermelho: Inmet alerta para chuvas intensas em Alagoas e região Metropolitana de Pernambuco
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira (5) um alerta vermelho de grande perigo de chuvas intensas para Alagoas e região metropolitana de Recife, em Pernambuco. O aviso aponta previsão de trovoadas isoladas e precipitações com acumulados expressivos.
Segundo o instituto, as chuvas estão associadas à atuação de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que, combinados, intensificam as instabilidades nessas áreas.
O alerta aponta que os estados do norte da região Nordeste também estão com atenção para chuvas intensas, com aviso laranja (perigo) até está quinta-feira (6). Áreas do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas deverão ser as mais atingidas, com precipitações que podem chegar a 100 mm no período, além de ventos intensos de até 100 km/h.
Ainda segundo o órgão, em áreas das regiões Norte e Centro-Oeste até o Paraná, instabilidades poderão provocar pancadas de chuvas com acumulados totais que podem chegar a 100 mm no dia. Com isso, um aviso laranja(perigo) foi emitido nesta quarta e é válido até essa quinta (6).
O Norte a Sul, também deverão atingir áreas de 18 estados do país entre hoje (5) e amanhã (6), conforme aviso amarelo (perigo potencial). Nessas regiões, o volume de chuva pode ser de até 50 mm em 24 horas e ventos de até 60 km/h.
Vale lembrar que mesmo com a onda de calor, áreas do Rio Grande do Sul poderão ter tempestades durante o dia de hoje. Inclusive, pode ocorrer a queda de granizo, principalmente no período da tarde e à noite.
Para mais informações e avisos meteorológicos, acesse portal: alertas2.inmet.gov.br.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
4Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
5Dano moral
Após saldo 'bilionário' negativo, mulher vai buscar indenização