Cidades
Seminário "Quebra de Xangô: Resistência, Memórias e Patrimônio" celebra cultura afro alagoana
Evento reúne debates, lançamento de filme e reafirma luta pela preservação das tradições afro-brasileiras

O Axé Pratagy e o Ginga promovem nesta terça-feira (4), às 14h, o evento "Quebra de Xangô: Resistência, Memórias e Patrimônio", no Núcleo de Cultura Afro-brasileira Iyá Ogun-te, em Maceió. A iniciativa tem como objetivo valorizar a memória afro-brasileira, promover debates sobre o Quebra de Xangô de 1912 e reforçar o compromisso com a preservação das tradições culturais de matriz africana.
O Quebra de Xangô, ocorrido em 1912, foi um episódio marcante de intolerância religiosa em Alagoas, que resultou na destruição de terreiros e na perseguição a lideranças do Candomblé. A violência deixou profundas cicatrizes na história do estado, mas também fortaleceu a luta pela resistência e pelo reconhecimento das religiões e tradições afro-brasileiras. Mais de um século depois, o evento busca resgatar e reafirmar esse legado.
A programação inclui mesas de debate com a presença de lideranças religiosas, acadêmicos e ativistas. Outro momento especial será o lançamento do filme "Cartas à Tia Marcelina".
O evento também celebra o recente tombamento da Coleção Perseverança, que reconhece a importância dos terreiros de matriz africana como patrimônio cultural e a memória viva de luta e resistência.
"O Quebra de Xangô não é apenas um episódio trágico, mas também uma demonstração de coragem e resiliência do nosso povo. Este evento é um convite para refletirmos e nos inspirarmos na força das nossas raízes", destaca Pai Célio, um dos organizações do evento.
O evento é gratuito e aberto ao público,
além de ser um convite para celebrar, refletir e resistir.
Serviço:
O que: Quebra de Xangô: Resistência, Memórias e Patrimônio
Quando: Terça-feira, 04/02, a partir das 14h
Onde: Núcleo de Cultura Afro Brasileira Iyá Ogun-té. Rua Dona Alzira Aguiar, 429, Ponta da Terra.
Mais lidas
-
1Thriller psicológico
Pisque Duas Vezes: Final Explicado! O que realmente acontecia na ilha?
-
2Pré-eclâmpsia
Estado de saúde de Lexa se agrava e parto deve acontecer a qualquer momento
-
3Ato obsceno
Casal é flagrado fazendo sexo em praça pública em plena luz do dia em Palmeira dos Índios
-
4Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém
-
5Fogo no parquinho!
Resumão 'BBB25': Gracyanne acusa Diogo, Aline desabafa e Diego Hypólito detona sisters