Cidades
Projeto com participação de militares alagoanos é finalista em competição do Ministério da Justiça e Segurança Pública
Iniciativa, intitulada de 'Escuta Ativa: Fique Safo', ficou em 4º lugar no ranking nacional e contou com parceria da Uneal
O projeto “Escuta Ativa: Fique Safo”, desenvolvido pela Polícia Militar de Alagoas em parceria com a Universidade Estado de Alagoas (UNEAL), foi selecionado para a fase final do Desafio 3 – Plataforma de Autoavaliação de Saúde Mental. O desafio integra o Hackathon de Tecnologias Disruptivas para Segurança Pública, uma iniciativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O principal objetivo do Hackathon é reunir desenvolvedores, empreendedores, acadêmicos e profissionais de segurança para criar novas soluções tecnológicas e práticas eficientes, capazes de transformar a realidade da segurança pública.
O “Escuta Ativa: Fique Safo” alcançou o 4º lugar no ranking, e consiste em um aplicativo que contribui com as corporações policiais por meio de ações que promovam a qualidade de vida, oferecendo suporte à saúde mental. O aplicativo funciona como um canal seguro e acolhedor, permitindo que os servidores recebam o apoio necessário diante de suas exaustivas jornadas de trabalho.
A capitã Mariana Góes e o 3º sargento Leonardo Toledo foram os responsáveis pelo planejamento e criação do Fique Safo. Além deles, o estudo contou com a colaboração de representantes do Instituto Federal de Alagoas e do Tribunal de Contas do Estado.
De acordo com a capitã Mariana Góes, a iniciativa busca proporcionar um ambiente organizacional mais saudável e acolhedor para os profissionais de segurança. “Precisamos fortalecer o cuidado psicológico desses profissionais, que enfrentam diariamente desafios extremos, muitas vezes associados ao estresse, ansiedade e à exposição a eventos traumáticos. O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Segurança Pública 2021-2030, especialmente no eixo estratégico que visa valorizar os agentes de segurança pública na promoção de um ambiente de trabalho mais saudável e humanizado”, destacou a oficial.
A coordenadora do projeto, professora doutora Ana Carolina, ressaltou a importância da conquista para os estudos voltados à segurança pública em Alagoas. "Estamos honrados por termos sido classificados em 4º lugar nacionalmente na nossa área e, ainda mais, por sermos aparentemente a única equipe de Alagoas na competição. Vamos dar o nosso máximo. Os agentes de segurança do nosso país merecem”, declarou Ana.
Sobre o Hackathon de Segurança Pública
O Ministério da Justiça e Segurança Pública lançou, em novembro de 2024, um Hackathon focado em segurança pública. A iniciativa visa destacar o compromisso do governo com a inovação e a participação cidadã na resolução de desafios sociais. A fase final da atividade está prevista para ocorrer em março.
Mais lidas
-
1R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
2Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
3Copa Alagoas
Com patrocínio do Instituto Idesne, jogador Walter assina com o Guarany Alagoano por 3 meses
-
4Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
5Rio de Janeiro
"Surubão de Búzios"; 15 homens são flagrados fazendo sexo e vídeo é compartilhado na internet