Cidades
Tribuna Hoje é finalista no 11º Prêmio Nacional ADPERGS
O portal Tribuna Hoje é finalista no 11º Prêmio Nacional ADPERGS de Jornalismo e Alagoas está no páreo com os repórteres Valdirene Leão e Ricardo Rodrigues, que se destacaram na edição deste ano.
A reportagem especial com o tema 'Danos morais pagos pela Braskem são imorais' está concorrendo com os jornalistas Taina Nicoly Neves Ambrozio, do veículo Amazônia Real.
Para Ricardo Rodrigues, a reportagem sobre a situação dos moradores dos Flexais tem um apelo dramático muito forte, a partir da luta do defensor público estadual Ricardo Mélro, que tem se revelado um dos poucos agentes públicos de Alagoas a sair em defesa dessa comunidade. “A dedicação dele à causa das vítimas anônimas da Braskem é comovente e com certeza deve ter sensibilizado seus pares, os defensores públicos do Rio Grande do Sul. Não por acaso, o título da matéria, "O dano moral pago pela Braskem é imoral", é uma frase dele”.
Valdirene Leão destacou que o desastre ambiental e social causado pela mineração de sal-gema em Maceió continua a ser uma fonte inesgotável de pautas para o jornalismo. “A ideia para a matéria surgiu a partir do edital do Prêmio ADPERGS de Jornalismo, promovido pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, e convidei o colega Ricardo Rodrigues, que já acompanhava o drama das famílias afetadas, para a parceria. Começamos ouvindo o defensor público Ricardo Melro, cuja fala abriu a matéria. Como o texto seria julgado no Rio Grande do Sul, achei importante incluir uma linha do tempo para situar os leitores que não conheciam o caso em profundidade, além do colapso da mina 18, que ganhou atenção nacional”, explicou.
“Fico feliz que a parceria deu certo, que o nosso trabalho teve uma contribuição social e que foi reconhecido pela associação. Ressalto que a reportagem tal como publicamos não seria possível sem a contribuição de nossas fontes, que foram solícitas e nos atenderam com muita atenção”, salientou.
A 11a edição do Prêmio ADPERGS de Jornalismo, que tem âmbito nacional, busca valorizar o profissional de imprensa e o seu compromisso com a cidadania, aproximando estes profissionais das práticas executadas pelas Defensoras e Defensores Públicos em todo o país.
Nesta 11a edição, o prêmio teve como temática "A atuação de Defensoras e Defensores Públicos em grandes desastres e os impactos destas ações para pessoas e grupos vulnerabilizados", em reportagens e matérias que abordassem, especificamente, a atuação de Defensores(as) Públicos(as).
O objetivo do prêmio foi mostrar o serviço essencial da Defensoria Pública e a atuação das Defensoras e Defensores Públicos na garantia dos direitos das pessoas vulnerabilizadas em meio a desastres que afetaram as cidades brasileiras entre setembro de 2023 e setembro de 2024.
Mais lidas
-
1Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
2R$ 51 milhões
Bonificação do Governo de Alagoas contempla mais de 21 mil servidores da Educação
-
3Excesso
Comer sementes de maçã pode levar à morte?
-
4Sucesso da Netflix
Terra Indomável é baseada em história real? Entenda o que é verdade e o que é ficção
-
5FUTEBOL
Jovem zagueiro alagoano está sendo monitorado por representante de time croata