Cidades
Tremores de terra aumentam 65% em apenas um ano em Alagoas
Em 2024 foram 28 abalos sísmicos contra 17 no ano de 2023
Levantamento realizado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis – UFRN) revela que no ano de 2024 foram registrados 28 tremores de terra em Alagoas.
Em 2023, o laboratório contabilizou 17 abalos sísmico no estado. Em termos comparativos, os números representam um aumento da ordem de 65% em apenas um ano. Com isso, Alagoas ocupa a terceira colocação entre os nove estados da Região Nordeste.
Os municípios de Arapiraca, Atalaia, Belo Monte, Craíbas, Feira Grande lideram o ranking em Alagoas. A Bahia mais uma vez lidera no Nordeste com 130 tremores de terra.
Em seguida vem o estado do Ceará com 40 abalos sísmicos. O Maranhão ocupa a última colocação, sem o registro de tremores de terra no ano passado.
Um dado que chama a atenção é o aumento no número de abalos sísmicos no Nordeste. Em 2023 foram registrados 100 tremores de terra. Em 2024, o número subiu para 241 abalos sísmicos.
O LabSis/UFRN contabiliza tremores a partir de 1.5 mR de magnitude na Escala Richter. A magnitude de um terremoto é uma medida da sua potência, baseada na energia liberada em seu epicentro, e é determinada através de leituras de sismógrafos.
As incertezas epicentrais podem atingir 10 km. O LabSis determina a localização e o tamanho de todos os terremotos significativos em todo o Nordeste, divulga as informações imediatamente, mantém um banco de dados online de informações sísmicas e realiza pesquisas
Mais lidas
-
1Residencial
Prefeitura de Maceió cederá imóveis à Braskem
-
2Maceió
Vítimas da Braskem temem a volta do VLT
-
3Sucesso da Netflix
Mistérios que a 3ª temporada de 'Round 6' precisa resolver
-
4Netflix Brasil
Praia de Pituba, em Coruripe, recebeu gravações de reality show
-
5Música
Show do Coldplay no Brasil em 2025 já tem data confirmada e será no Mangueirão, em Belém