Cidades

Alagoas é o estado do NE com mais experiências exitosas em saúde mental em projeto

Trabalhos serão levados para uma mostra nacional que ocorre no próximo mês de janeiro de 2025, promovida pelo Ministério da Saúde

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau 17/12/2024 19h53
Alagoas é o estado do NE com mais experiências exitosas em saúde mental em projeto
Entre os trabalhos que serão apresentados está o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão do HGE - Foto: Thallysson Alves / Ascom Sesau

Alagoas inscreveu 51 trabalhos de experiências exitosas para o projeto Nós na Rede, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) no Brasil.

Com isso, o estado ficou em 1º lugar no Nordeste e em 4º no país, na quantidade de inscrições. Os trabalhos serão exibidos em uma mostra nacional, no próximo mês de janeiro.

Por meio da educação permanente, o projeto Nós na Rede leva capacitação para os servidores que atuam na área psicossocial. Em Alagoas, a Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) coordena os trabalhos com os municípios.

Além disso, a Fiocruz deve ofertar 671 vagas em um curso para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), cujas aulas estão previstas para iniciarem em maio de 2025.

Segundo a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, o protagonismo de Alagoas se deve a mobilização realizada com os municípios do Estado.

“Isso motivou a todos apresentarem seus trabalhos bem-sucedidos. Sempre buscamos estar juntos dos municípios para aprimorar os serviços e melhorar a assistência, promovendo capacitações e criando novas iniciativas. Todo esse esforço é refletivo nesse excelente resultado”, afirmou.

Iniciativas do Estado

Alguns trabalhos inscritos foram de iniciativa da própria SUAP da Sesau, como Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais), serviço de acolhimento e prevenção ao suicídio do Hospital Geral do Estado (HGE), a maior emergência de Alagoas.

Outro destaque é o Mate Masie, um programa comprometido em levar a garantia de direitos, atendimento equânime e promover a reabilitação psicossocial de comunidades tradicionais e originárias, que está sendo referência nacional.

“Para nós é muito gratificante esse resultado positivo. Nos últimos dois anos estamos com uma proposta ousada, que é o Plano Estadual Mais Nise da Silveira, que tem várias frentes de atuação, de forma intensiva para assegurar melhorias para a Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas”, sentenciou Tereza Tenório.