Cidades

Antiga Farmex garante que retoma seu atendimento nesta quarta-feira (11)

Por Valdete Calheiros - Colaboradora / Tribuna Independente 11/12/2024 08h38 - Atualizado em 11/12/2024 18h04
Antiga Farmex garante que retoma seu atendimento nesta quarta-feira (11)
Antiga Farmex, no bairro do Farol - Foto: Edilson Omena

O atendimento ao público no Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (Ceaf), antiga Farmex, volta ao normal, a partir desta quarta-feira (11), depois de dois dias suspensos devido à falta de energia no local, onde são disponibilizados Medicamentos de Alto Custo.

O prédio, localizado à Rua Oldemburgo Paranhos, no bairro do Farol, em Maceió, sofre com rachaduras e deficiência estrutural devido às oscilações no solo causadas pela Braskem, pode estar com o fornecimento de energia comprometido devido ao estado em que se encontra a edificação.

Entre os Medicamentos de Alto Custo disponibilizados há alguns que custam R$ 160,00 mil o frasco, a exemplo do Nusinersena, destinado a Atrofia Muscular Espinhal. Atualmente existem 57 mil pacientes cadastrados no Ceaf para receber os medicamentos especializados. A média de atendimento diário é de 700 pacientes.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) garantiu que a eficácia dos medicamentos não foi comprometida por conta da interrupção no fornecimento de energia elétrica.

“Os medicamentos que precisam ficar armazenados sob refrigeração permaneceram acondicionados nas câmaras frias, que continuaram funcionando graças ao gerador que existe no Ceaf. As câmaras frias mantêm a temperatura ideal diante de episódios de falta de energia elétrica”, assegurou a Sesau.

Conforme a Secretaria de Saúde, os técnicos trabalharam internamente durante todo o dia de ontem para substituir o transformador que fora danificado. A operação garantiu a retomada do atendimento ao público a partir de hoje. Não houve atendimento ao público desde o início da semana.

“O gerador pode funcionar todos os dias, bastando apenas que seja abastecido com combustível, o que ocorreu neste caso desde que a interrupção no fornecimento de energia ocorreu até a tarde desta terça-feira, quando foi restabelecido”, pontuou a Sesau.
A reportagem do jornal Tribuna Independente já mostrou, em reportagens anteriores, que beneficiários e funcionários do Ceafe estão receosos com a estrutura física do prédio que está comprometida.

O Ceaf é praticamente vizinho ao prédio do Hospital Escola Portugal Ramalho que mudará de local devido ao mesmo problema.