Cidades

Alagoas teve 85 mortes por suicídio em oito meses

Ministério da Saúde registra 1.569 casos de tentativas somente este ano

Por Tribuna Independente 04/09/2024 08h53
Alagoas teve 85 mortes  por suicídio em oito meses
Psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra afirma que falar de saúde mental junto à sociedade é fundamental, pois também é uma situação social - Foto: Sesau/AL

A Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), por meio da Supervisão de Atenção Psicossocial, irá promover, no dia 24 de setembro, o III Fórum de Prevenção e Posvenção do Suicídio, com o tema “Valorização da Vida: Acolher e Cuidar”.

A iniciativa, que faz parte da programação do Setembro Amarelo, é destinada aos profissionais de saúde dos 102 municípios alagoanos e acontecerá no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no bairro do Poço, em Maceió.

Em Alagoas, de acordo com os dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação do Ministério da Saúde (Sinan/MS) e do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS), durante os meses de janeiro a agosto de 2024, foram registradas 1.569 tentativas de suicídio e 85 óbitos por suicídio.

Em todo o ano passado, o Estado contabilizou 2.581 tentativas de suicídio e 154 óbitos por suicídio. Já em 2022, foram notificadas 2.214 tentativas de suicídio e 193 óbitos por suicídio.

A psiquiatra da Sesau, Rose Bezerra, salienta que falar de saúde mental junto à sociedade é fundamental, pois também é uma situação social.

“Setembro Amarelo é um mês alusivo a um problema de saúde que acontece o ano inteiro. Esse momento é uma oportunidade para conscientizar a população e discutir o tema para além do mês, porque precisamos entender que o suicídio e a idealização suicida estão inseridos em um quadro transformamental, que está relacionado com o contexto social”, explicou.

Para o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, o cuidado com a saúde mental é essencial para assegurar uma melhor qualidade de vida e segurança a todos os alagoanos.

“Toda a equipe técnica da Supervisão de Atenção Psicossocial da Sesau está empenhada em garantir cursos e capacitações para a prevenção do suicídio e da autolesão. Nosso propósito é enfrentar o problema por meio de uma rede de acolhimento e assistência em saúde mental”, afirmou.