Cidades
Missas e procissão marcam festa da padroeira de Maceió
Católicos vãos às ruas do Centro da capital para celebrar dia de Nossa Senhora dos Prazeres
Centenas de católicos irão às ruas do Centro de Maceió, na tarde desta terça-feira (27), para participar da procissão para celebrar Nossa Senhora dos Prazeres, padroeira da capital.
As festividades em alusão à Santa começarão logo cedo, às 6 horas, com missa na Catedral Metropolitana de Maceió. Logo em seguida, às 7 horas, haverá café da manhã com pessoas em situação de rua. Haverá missa novamente às 9 horas, ao meio-dia e às 15 horas. A procissão está marcada para 16 horas. E às 18 horas, será celebrada a última missa do dia.
Na tarde de segunda-feira (26), foi celebrada, também na Catedral Metropolitana de Maceió, a missa de encerramento do novenário de Nossa Senhora dos Prezares, iniciado, no último dia 17, quando as festividades foram abertas.
A Catedral estava lotada. Cerca de 900 pessoas estiveram presentes, segundo a Arquidiocese de Maceió.
O cônego da Catedral Metropolitana de Maceió, Elison Silva, explicou que Nossa Senhora dos Prazeres é a titular da Igreja Catedral, o que significa que é a Igreja mãe de toda a arquidiocese.
A procissão acontecerá nas principais ruas do Centro da capital. As linhas de ônibus não sofrerão alterações durante as celebrações da Padroeira de Maceió. A Ladeira Manoel Ramalho de Azevedo, via lateral à Assembleia Legislativa de Alagoas, está bloqueada desde as 19 horas de segunda-feira e permanecerá fechada até as 5 horas da manhã desta quarta-feira, por conta do palco da Missa campal.
As interdições totais de ruas serão executadas das 15 horas às 21 horas de hoje. A rota da procissão do evento religioso iniciará pela Catedral Metropolitana de Maceió, localizada na Praça Dom Pedro II, seguindo pela Rua Dois de Dezembro, até a Rua Oliveira e Silva, até retornar à Catedral.
Lojas abrem em horário especial e bancos fecham
Durante o feriado religioso, haverá algumas alterações no funcionamento de vários pontos da capital. As lojas do Centro da capital funcionarão das 8 horas às 14 horas, de acordo com informações da Aliança Comercial de Maceió. As agências bancárias em Maceió estarão fechadas na terça-feira (27), como também as casas lotéricas.
As repartições públicas não funcionarão. Os trabalhos serão retomados na quarta-feira. Alguns serviços essenciais são exceção, como de saúde e de segurança, que vão funcionar em regime de plantão.
As unidades do restaurante popular localizadas no Centro, Tabuleiro, Benedito Bentes, Jacintinho e Mercado estarão fechadas.
O PAM Salgadinho e as Unidades de Saúde estarão fechados. Os pacientes com consulta ou exame agendados para esta terça, no Pam Salgadinho, serão remarcados para o dia 9 de setembro, mantendo o mesmo horário do procedimento marcado.
As salas de vacina das Unidades de Saúde onde estão disponíveis vacinação contra Covid-19 e Influenza não funcionam. A população pode procurar como alternativa o Saúde da Gente, o programa, que agora conta com uma frente única e estará funcionando normalmente durante o feriado, beneficiando os moradores do Benedito Bentes até o dia 31 de agosto.
No Centro de Atendimento ao Turista (Ponta Verde), os serviços de saúde funcionarão normalmente das 9 horas às 21 horas e vacinação das 14 horas às 21 horas.
A Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) também não estará aberta ao público para realizar atendimentos clínicos e laboratoriais. A UVZ vai manter o regime de plantão para possíveis apreensões de animais e demais denúncias da população. O plantão funcionará no horário das 8 horas às 16 horas e pode ser acionado por meio do WhatsApp (82) 98882-8240. O atendimento será retomado na quarta-feira (28).
Trens e VLTs, de acordo com a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), nesta terça, a grade horária será reduzida como, funciona aos sábados.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas