Cidades

Católicos iniciam festa da padroeira

Celebrações em homenagem a Nossa Senhora dos Prazeres prosseguem até dia 27 de agosto, com missas e procissão

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 20/08/2024 08h30 - Atualizado em 20/08/2024 08h36
Católicos iniciam festa da padroeira
Festividades incluem procissões, missas e distribuição de café da manhã para população de rua da capital - Foto: Arquidiocese de Maceió

Os católicos estão desde o sábado (17) até o próximo dia 27 de agosto celebrando junto à Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, da Arquidiocese de Maceió, a Festa de Nossa Senhora dos Prazeres. Segundo a Catedral Metropolitana de Maceió, todos estarão “Com Maria, em Oração”.

A abertura aconteceu às 17 horas do sábado quando houve a Caminhada da Família – Concentração na Capela de São Jorge. Às 18 horas, foi realizada a Procissão da Bandeira – Capela de São Jorge. O tema deste primeiro dia foi Oração como dom de Deus: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo”.

O cônego da Catedral Metropolitana de Maceió, Elison Silva, explicou que, mais uma vez, a paróquia da Catedral e a cidade de Maceió, junto com toda a Arquidiocese, vai celebrar a festa de Nossa Senhora dos Prazeres.

“A recordação de Nossa Senhora dos Prazeres é um sinal muito forte no coração das pessoas, porque de fato ela nos aproxima dessa experiência verdadeira de Jesus, que é o verdadeiro prazer, aquele que nos dá a alegria, a comunhão de vida e caminho seguro de salvação. Celebrar os prazeres de Nossa Senhora teologicamente é celebrar as alegrias da mãe unida ao seu filho Jesus, e por isso participante de tudo aquilo que Deus realizou por meio do seu filho Jesus, em favor da humanidade”, detalhou.

O cônego salientou que Nossa Senhora dos Prazeres é a titular da Igreja Catedral, o que significa que é a Igreja mãe de toda a arquidiocese.

Por isso a festa de Nossa Senhora tem proporções grandiosas. “Por aqui nos próximos dias vão passar todos os movimentos e pastorais da nossa Igreja. Também todos os padres, diáconos, além dos representantes de todas as paróquias da capital e das cidades do interior que formam a Arquidiocese de Maceió”.

Este ano, a meditação é em torno do tema “Com Maria em Oração”.

Cônego Elison Silva, pároco da Catedral Metropolitana de Maceió (Foto: Arquidiocese de Maceió)

Programação reflete mistérios da devoção a Nossa Senhora dos Prazeres

No domingo (18), 1° Dia do Novenário, as festividades seguem com missa às 6 horas da manhã, café da manhã com as pessoas em situação de rua (7 h), missa às 9, 12, 15,18 18 e 19 horas.

Na segunda-feira, com o tema Oração como aliança: “Feliz aquela que acreditou, pois o que lhe foi dito da parte do Senhor será cumprido”, o dia começa com missa às 6 horas, às 12, 15, 18 e 19 horas e novena às 18 horas.

Na terça-feira, com o tema O silêncio da oração: “Maria conservava cuidadosamente todos esses acontecimentos e os meditava em seu coração”, haverá missas às 6. 12, 15, 18 e 19 horas e novena às 18 horas.

Na quarta-feira, com o tema O amor é a fonte da oração: “Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”, haverá missas nos mesmos horários do dia anterior. No dia 22, quinta-feira, 5° Dia do Novenário, com o tema Oração como comunhão: “Fazei tudo o que ele vos disser!” haverá missa às 6 horas, café da manhã com as pessoas em situação de rua (7 h), missa às 12, 15, 18 e 19 horas e novena às 18 horas.

Na sexta-feira, dia 23, no 6° Dia do Novenário, com o tema Oração, escola da esperança: “Junto à cruz de Jesus estava de pé sua mãe”, haverá missas nos mesmos horários.
O tema do 7° Dia do Novenário, no sábado, dia 24 é Oração e fecundidade missionária: “Todos eles perseveravam em oração em comum, junto com algumas mulheres e Maria, mãe de Jesus” e haverá missa às 6 horas, café da manhã com as pessoas em situação de rua (7 h), missa às 12, 15, 18 e 19 horas e novena às 18 horas.

A programação festiva prossegue até o dia 27, dia da padroeira.