Cidades

Maceió tem missa e procissão no dia de Corpus Christi

Celebrações são marcos importantes para espiritualidade da Igreja Católica; ruas do Centro de Maceió serão bloqueadas

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 30/05/2024 08h42 - Atualizado em 30/05/2024 12h55
Maceió tem missa e procissão no dia de Corpus Christi
Padre Rodrigo Rios explicou o sentido das celebrações - Foto: Divulgação

O feriado religioso de Corpus Christi, celebrado nesta quinta-feira, dia 30, pela Igreja Católica, será marcado por uma missa campal e procissão nas ruas do Centro de Maceió, a partir das 16 horas.

O Padre Rodrigo Rios, assessor de comunicação e porta voz da Arquidiocese de Maceió explicou que a data é uma manifestação pública dos fiéis da Igreja Católica naquilo que é considerado o mais importante em sua espiritualidade: o pão e o vinho depois da consagração sacerdotal se tornam o corpo e o sangue do próprio Jesus Cristo.

“Após um milagre eucarístico houve uma procissão saindo da cidade de Bolsena em direção a Orvieto, ambas na Itália. A partir daquele ato, espalhou-se pelo mundo a tradição da procissão de Corpus Christi”, detalhou.

Para vivenciar a data religiosa em sua plenitude, a Igreja, afirmou o padre, convida a todos a participarem da celebração da Santa Missa na paróquia e depois da procissão.

“Esta é a única obrigação aos católicos. As outras procissões, como aquelas que fazemos aos padroeiros, são devocionais e facultativas. Para se ter uma vida eucarística, é necessário ser um adorador e proclamar sua fé no Santíssimo Sacramento’, ensinou o religioso.

Para a Arquidiocese, “a festa de Corpus Christi é o dia da Santíssima Eucaristia, dia que celebramos e recordamos a presença real de Jesus, no corpo e sangue dado por nós como alimento e bebida para nossa salvação”.

“A celebração de Corpus Christi introduz o cristão católico no mistério da Eucaristia e com ela recordando o modo sacramental da presença de Jesus entre nós e para nós. É a oportunidade de darmos um testemunho público da nossa fé”.

A solene procissão, com o Santíssimo Sacramento, sairá pelas ruas do Centro às 16h.

Segurança

Para garantir que a procissão transcorra de forma tranquila, algumas vias serão interditadas para garantir a segurança dos fiéis. A interdição foi iniciada ainda na noite de ontem e segue até às cinco horas da manhã desta sexta-feira, dia 31.

A Ladeira Manoel Ramalho de Azevedo, via lateral à Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) será bloqueada para a montagem do palco da Missa Campal.

A procissão será iniciada às 16 horas na Catedral Metropolitana de Maceió, localizada à Praça Dom Pedro II, seguindo pela Rua Dois de Dezembro, até a Rua Oliveira e Silva.

Logo depois, prosseguirá pela Rua Barão de Penedo, até a Praça Deodoro. A cerimônia continua pela Rua Cincinato Pinto, passando pela Rua Melo Morais retornando pela Praça dos Martírios, Rua do Sol e finalizando a procissão na Praça Dom Pedro II.

O Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) assegurou que agentes de trânsito estarão presentes durante todo o evento, para orientar quem transita no local e garantir a segurança viária de todos.

O objetivo é também proporcionar uma melhor logística e garantir a segurança dos fieis que participarão da celebração.