Cidades
Previsão indica aumento de chuvas para Alagoas até esta sexta-feira (10)

As chuvas que atingem algumas regiões de Alagoas desde a última segunda-feira, 6, podem ficar mais intensas nas próximas 24 horas. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), na manhã desta quinta-feira (9).
De acordo com o órgão, o momento ainda é de alerta por conta dos acumulados registrados nos últimos dias, principalmente no Litoral Sul do estado.
Nessa última quarta-feira, a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/SEMARH/AL) já havia renovado o alerta vermelho que previa chuvas de intensidade moderada em algumas regiões de Alagoas.
Segundo o órgão, as atuais condições meteorológicas e os modelos numéricos de previsão do tempo indicam a persistência dessas chuvas. Elas podem elevar os acumulados observados na metade leste de Alagoas, principalmente nas regiões ambientais do Litoral (incluindo a Região Metropolitana de Maceió), Zona da Mata, Baixo São Francisco e parte do Agreste. Nas demais regiões, também há previsão de chuvas, intercalando com períodos de tempo seco.
CONDIÇÕES SINÓTICAS
A persistência de um sistema de alta pressão sobre o Oceano Atlântico segue favorável à propagação de cavados em baixos e médios níveis da atmosfera. Este padrão no escoamento atmosférico mantém a maior ocorrência de chuva no leste da Região Nordeste. Na metade norte das regiões do Litoral e Zona da Mata de Alagoas, estes acumulados podem exceder 90 mm nas próximas 24 horas.
Atenção especial para o aumento dos acumulados de chuva no Litoral e Zona da Mata, bem como na região metropolitana de Maceió.
RISCOS ASSOCIADOS
Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana. Também aumenta o risco para deslizamentos em áreas de encosta. Com relação a transbordamento de rios e riachos as informações estarão disponibilizadas nos Alertas Hidrológicos, caso seja necessário. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.
A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento.
O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da SEMARH através dos links: http://www.semarh.al.gov.br/te... , http://www.semarh.al.gov.br/te...
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Samu
Mulher cai de altura de cinco metros no viaduto do Jacintinho