Cidades

Obra de contenção levada a encostas do Reginaldo traz segurança a moradores

'Não só protegeu minha casa como todo mundo da comunidade', diz morador Elias Batista

Por Mariane Rodrigues e Pamela Oliveira / Ascom Seminfra 27/04/2024 17h01 - Atualizado em 27/04/2024 18h51
Obra de contenção levada a encostas do Reginaldo traz segurança a moradores
Encosta protegida leva segurança aos moradores do Reginaldo - Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió

As obras de proteção e contenção de encostas, realizadas pela Prefeitura de Maceió, no Vale do Reginaldo, têm transformado a realidade local. As ações, que incluíram a construção de um ponto de contenção de encosta e a aplicação de geocomposto em três outros pontos, devolveram a segurança aos moradores da localidade.

Em uma dessas encostas, na Travessa Campo Alegre, a Prefeitura de Maceió investiu mais de R$ 1,5 milhão, aplicando tecnologias definitivas de aterro controlado, solo grampeado e equipamentos de drenagem.

Nos outros três pontos, foram aplicados materiais de geocomposto, que protegem a encosta de novas erosões. O investimento nesses pontos totalizou R$ 500 mil.

Elias Batista ressalta proteção da família com obra de contenção (Foto: Itawi Albuquerque / Secom Maceió)

Elias Batista mora praticamente em cima de uma dessas barreiras. Ele não conseguia dormir quando chovia, por causa do medo de desabamento que era sempre presente na vida dele e da família. Ele conta que a aflição o acompanhava até quando saía para trabalhar nos dias de chuva, em decorrência da preocupação com os familiares que ele deixava em casa.

“Nós não ficamos em casa quando estamos trabalhando, mas a família fica. E a família protegida, você fica sossegado, você trabalha tranquilo. Não tem problema de sair e ficar trabalhando preocupado”, relata o morador.

Ele expõe que essa angústia era carregada também pelos outros moradores. “Todo mundo sempre sofria, ficava tudo atento com o nervo à flor da pele”, conta Elias, que agora diz se sentir mais seguro e confortável com a finalização das obras.

"Era muito difícil passar a noite, agora sossegou. Dormir tranquilo com a família. Foi uma beleza, uma benção, não só protegeu minha casa como protegeu todo mundo da comunidade", afirma.

As obras no Reginaldo fazem parte do maior plano de contenção de encostas da capital alagoana, que já beneficiou 28 localidades. No momento, desse total, quatro obras seguem em andamento na Chã de Bebedouro, Grota da Macaxeira, Grota da Alegria e João Sampaio.