Cidades

Obras de contenção definitiva em encosta do João Sampaio chegam a 50% de conclusão

Após finalização do serviço, riscos de deslizamentos serão resolvidos de forma definitiva

Por Mariane Rodrigues / Ascom Seminfra 12/04/2024 21h22
Obras de contenção definitiva em encosta do João Sampaio chegam a 50% de conclusão
Obras no João Sampaio avançam e chegam a 50% - Foto: Gabriel Stewart / Ascom Seminfra

As obras de contenção definitiva da encosta do João Sampaio, no bairro Petrópolis, já avançaram 50%. Os serviços estão sendo executados pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra).

Quando finalizada, a contenção cumprirá a função de resolver definitivamente os riscos de deslizamentos de barreira na localidade.

De acordo com a engenheira fiscal da obra, Alícia Lourenço, a contenção na encosta do conjunto João Sampaio terá as tecnologias de solo grampeado e aparelhos de drenagem. Os investimentos da Prefeitura de Maceió são de R$ 12 milhões com recursos próprios.

“É a maior obra de contenção do Município atualmente. Estamos em ritmo acelerado, correndo para que seja executada até antes do previsto no projeto. Uma solução definitiva, só precisando de manutenções, quando for finalizada, como limpeza. Essa contenção é de grande porte e vai trazer grande benefício para toda a população de Maceió”, afirma a engenheira da obra.

A encosta localizada no conjunto João Sampaio é uma das 22 obras que a Prefeitura de Maceió já atuou, desde 2023, com investimento de mais de R$ 50 milhões.

Atualmente, estão sendo executadas, simultaneamente, obras de contenção de encostas na Chã da Jaqueira; na grota da Alegria, no Benedito Bentes; e na grota da Macaxeira, no bairro Jacintinho.

Obras de proteção e contenção definitiva já foram finalizadas nos seguintes pontos: grota do Bom Jesus, no Benedito Bentes; dois pontos na Grota do Rafael, entre o Jacintinho e a Mangabeiras; grota do Aterro, no Barro Duro; Morada dos Palmares, no Tabuleiro do Martins; Chã de Bebedouro; quatro pontos no Reginaldo; ladeira da Chã da Jaqueira; três pontos na ladeira de Fernão Velho; dois pontos na ladeira Leste-Oeste; grota do Pau D’Arco; na grota do Andraújo, em Ipioca; grota do Ouro Preto; e um ponto na grota da Alegria, no Benedito Bentes.