Cidades

97 cidades alagoanas estão em alerta para perigo de temporais e rajadas de ventos

Aviso meteorológico do Inmet foi ampliada na tarde deste domingo e segue até segunda-feira

Por Tribuna Hoje 11/02/2024 19h50
97 cidades alagoanas estão em alerta para perigo de temporais e rajadas de ventos
Aviso foi ampliado na tarde deste domingo (11) e segue até esta segunda-feira - Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) ampliou alerta de perigo de chuvas intensas. Na manhã deste domingo (11), o intituto previa precipitações para 79 cidades alagoanas até esta segunda-feira (12). No período da tarde, o órgão renovou o alerta. Agora 97 cidades estão na previsão de risco de temporais e rajadas de ventos.

Conforme o Inmet, Alagoas pode registrar chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, o que pode causar alagamentos. Os ventos intensos podem ficar entre 60-100 km/h, com risco de corte de energia elétrica e queda de galhos de árvores.

O alerta de cor laranja, de perigo potencial é previsto para os municípios de: Anadia, Arapiraca, Atalaia, Barra de Santo Antônio, Barra de São Miguel, Batalha, Belém, Belo Monte, Boca da Mata, Branquinha, Cacimbinhas, Cajueiro, Campestre, Campo Alegre, Campo Grande, Capela, Carneiros, Chã Preta, Coité do Nóia, Colônia Leopoldina, Coqueiro Seco, Coruripe, Craíbas, Delmiro Gouveia, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Feira Grande, Feliz Deserto, Flexeiras, Girau do Ponciano, Ibateguara, Igaci, Igreja Nova, Inhapi, Jacaré dos Homens, Jacuípe, Japaratinga, Jaramataia, Jequiá da Praia, Joaquim Gomes, Jundiá, Junqueiro, Lagoa da Canoa, Limoeiro de Anadia, Maceió, Major Isidoro, Maragogi, Maravilha, Marechal Deodoro, Maribondo, Mar Vermelho, Matriz de Camaragibe, Messias, Minador do Negrão, Monteirópolis, Murici, Novo Lino, Olho d'Água das Flores, Olho d'Água do Casado, Olho d'Água Grande, Olivença, Palestina, Palmeira dos Índios, Pão de Açúcar, Paripueira, Passo de Camaragibe, Paulo Jacinto, Penedo, Piaçabuçu, Pilar, Pindoba, Piranhas, Poço das Trincheiras, Porto Calvo, Porto de Pedras, Porto Real do Colégio, Quebrangulo, Rio Largo, Roteiro, Santa Luzia do Norte, Santana do Ipanema, Santana do Mundaú, São Brás, São José da Laje, São José da Tapera, São Luís do Quitunde, São Miguel dos Campos, São Miguel dos Milagres, São Sebastião, Satuba, Senador Rui Palmeira, Tanque d'Arca, Taquarana, Teotônio Vilela, Traipu, União dos Palmares e Viçosa.

SÁBADO

Desde sábado (10) chuvas e ventos fortes vem causando transtorno em Maceió e cidades do interior. Somente o Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas (CBM/AL) recebeu pelo menos oito ocorrências de queda de árvores na capital. O temporal também deixou vários bairro de Maceió alagados e sem energia elétrica. Foi registrado pelo sistema do CBM/AL quedas de árvore no bairros da Levada, Farol, Jatiúca. Além de outras duas quedas em Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió.

Ainda durante a noite de sábado, na Avenida Álvaro Otacílio, no bairro da Jatiúca,parte baixa de Maceió, um coqueiro não resistiu à força do vento e tombou. Além desses casos, uma árvore tombou na Avenida Amélia Rosa obstruindo uma das vias da avenida.

Já no Farol, moradores relataram a queda de uma árvore próximo à igreja de Santa Rita. Os registros de queda de árvores não pararam, na Levada, especificamente na Rua Celeste Bezerra, outra árvore caiu e bloqueou a via.

ENERGIA ELÉTRICA

Ainda por conta das chuvas e fortes ventos, bairros da parte alta e baixa ficaram sem energia elétrica na manhã deste domingo. Moradores reclamam da falta de abastecimento na Gruta, Farol, Ponta VErde, Pajuçara, Mangabeiras, e outros bairros da capital alagoana.Semáforos localizados em cruzamentos da Avenida Fernandes Lima, por exemplo amanheceram desligados, assim como na Via Expressa, na Serraria. Já na região da Orla de Maceió, condutores e moradores da região reclamam que os aparelhos estão tortos, alguns virados e outros desligados.

O vento registrado na madruagda também derrubou outdoors colocados ao longo da Avenida Josepha de Melo, em Cruz das Almas. E segundo população placas de fachadas de estabelecimentos no Centro e bairros da periferia teriam se soltado devido ao vento.

Em Coqueiro Seco, moradores afirmam que falta energia desde da noite do sábado (10).

Também foi registrado o tombamento de placas de fachadas de estabelecimentos comerciais no interior de Alagoas, a exemplo de Porto da Rua, em São Miguel dos Milagres, que uma placa acabou se soltando e caindo sob um carro que estava estacionado próximo.

FESTAS SUSPENSAS

As chuvas também trouxeram transtornos para cidades do interior de Alagoas e do Litoral Norte e Sul. Barra de São Miguel, no LItotal Sul e Barra de Santo Antônio, no Litoral Norte, tiveram que cancelar os festejos de Carnaval devido ao temporal.