Cidades

Morre Aurelina Palmeira de Melo, ícone da educação alagoana

Por Tribuna Hoje 02/02/2024 13h21 - Atualizado em 02/02/2024 13h45
Morre Aurelina Palmeira de Melo, ícone da educação alagoana
Escola recebeu o nome de Aurelina Palmeira de Melo como forma de homenageá-la pelo destaque na educação - Foto: Divulgação

Faleceu Aurelina Palmeira de Melo, considerada um ícone da educação alagoana. O velório teve início às 13h e o sepultamento será às 17h, na capela 4, do Cemitério Parque das Flores, desta sexta-feira (02).

A professora Aurelina, natural de Olho D’água das Flores, iniciou seus estudos em sua terra natal e em 1945 foi estudar em Palmeira dos Índios no Colégio Normal Cristo Redentor. Após sua formatura voltou para Olho D’água das Flores e percebendo a carência de professoras na comunidade resolveu dar aulas em sua casa para crianças. 

Foi professora de Didática Geral, Supervisora Educacional, Diretora Técnica da APESP, Assessora Social da Fundação João Paulo II, formada em Pedagogia pela UFAL, pós-graduada em Tecnologia na Educação, escreveu vários livros. O livro Dicionário Mulheres de Alagoas cita a nossa querida Aurelina e o Ecoaxando é um livro de sua autoria.

HISTÓRIA DA ESCOLA

A Escola Estadual Aurelina Palmeira de Melo foi fundada em 22 de fevereiro de 1965, era chamada de Grupo Escolar Presidente Kennedy, por ter recebido verbas diretamente dos Estados Unidos pelo presidente John Fitzgerald Kennedy. Em 23 de Agosto de 2002, no decreto 808, o governador Ronaldo Augusto Lessa Santos e a Secretária de Estado da Educação Maria José Vianna , em homenagem as mulheres alagoanas, colocaram os nomes de cinco professoras nas escolas estaduais, mudando assim o nome do Grupo Escolar Presidente Kennedy para Escola Estadual Professora Aurelina Palmeira de Melo.