Cidades
Porto de Maceió registra aumento de 12,22% na movimentação de cargas em 2023

A Administração do Porto de Maceió (APMC) divulgou, nesta segunda-feira (15), o comparativo da movimentação de cargas dos anos de 2023 e 2022. Seguindo constante crescimento, no ano passado, foram movimentadas 2.644.215 toneladas, enquanto em 2022, foi registrada a movimentação de 2.356.420 toneladas, resultando em um aumento de 12,22%. Entre as cargas movimentadas, estão granéis sólidos (2.231.903 toneladas), granéis líquidos (403.042 toneladas) e carga geral (9.270 toneladas).
Entre os produtos exportados em 2023, foram registrados crescimento no açúcar a granel (+32,52%), minério de cobre (+27,95%) e no petróleo (+2,40%). Já entre os produtos importados, o destaque vai para o coque de petróleo (+16,16%), clinker (+100%), sal (+6,45%) e o óleo diesel (+4,23%).
O número de navios de passageiros também cresceu significativamente em 2023, quando foram registrados 22 navios, somando 83.982 passageiros. Já em 2022, foram 4 navios, movimentando 8.629 passageiros.
Em 2022, o Porto de Maceió já havia registrado um crescimento de movimentação de cargas de 9,23% em relação ao ano de 2021. O administrador da APMC, Diogo Holanda, ressalta que os resultados positivos são reflexo do trabalho e dos investimentos em logística, infraestrutura, ambiental e administrativa nos últimos dois anos.
“As melhorias operacionais realizadas no Porto de Maceió, além da nossa posição geográfica estratégica, estão garantindo o avanço das operações portuárias ano após ano. O aumento da movimentação de navios cargueiros e de passageiros é extremamente importante para a economia de Alagoas, mostrando a relevância do setor portuário no nosso estado e na nossa capital. Queremos este ano ampliar ainda mais, dar mais celeridade e manter nosso compromisso com as melhorias e com a inovação, visando operar cada vez melhor”, afirmou Diogo Holanda.
Mais lidas
-
1Um dia que vira pesadelo
Final explicado do filme 'Até a Última Gota'; Janiyah morre?
-
2Sorteio
Sorteio das unidades de residencial na Santa Amélia que seria nesta quinta (12) é adiado
-
3Trauma e assassinato
Como termina Sobreviventes? Entenda desfecho da série
-
4O novo galã de 'Vale Tudo'
Quem é o ator que vive Leonardo, o filho secreto de Odete Roitman?
-
5Na divisa
Tremor de terra é detectado entre as barragens de Xingó e Paulo Afonso