Cidades

Véspera de Natal com possibilidade de chuva e pouco sol na capital

Boletim da Semarh prevê precipitações pela manhã e variação de nebulosidade no decorrer da tarde e noite

Por Tribuna Hoje com assessoria 24/12/2023 09h28 - Atualizado em 24/12/2023 20h48
Véspera de Natal com possibilidade de chuva e pouco sol na capital
Meteorologista Henrique Mendonça, da Semarh - Foto: Maria Villanova / Ascom Semarh

A previsão para este domingo (24), véspera de Natal, para Maceió é de muitas nuvens e pouco sol. O dia já começou com chuva na capital alagoana e deve se manter estável. A de meteorologia da Sala de Alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) divulgou na última terça-feira (19) que a semana seria marcada por pancadas de chuvas em todas as regiões do estado até o fim da semana. O que vem se confirmando.

Conforme o boletim da Semarh, o escoamento da umidade deixa o tempo com possibilidade de chuva para as regiões ambientais da metade leste de Alagoas durante a manhã deste domingo. em Maceió, há possibilidade de chuva pela manhã e variação de nebulosidade no decorrer da tarde e noite. No Agreste, Sertão e Sertão do São Francisco, a previsão é de predomínio de sol pela de manhã e à tarde, mas à noite será de predominará o tempo seco. O Baixo São Francisco terá nebulosidade variável com possibilidade de chuva passageira. Já o Litoral e Zona da Mata, a previsão é de possibilidade de chuva pela manhã e variação de nebulosidade no decorrer da tarde e noite.

“Espera-se para essa semana os primeiros eventos de precipitações, principalmente para as cidades do Sertão, Sertão do São Francisco e Agreste de Alagoas. Para as demais regiões, segue o tempo instável com chuvas intercalando com momentos de tempo seco”, informou o meteorologista Henrique Mendonça, da Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais.

Conforme a Semarh, esta previsão é consequência da atuação de um vórtice ciclônico de altos níveis (VCAN), fenômeno meteorológico típico do período para o Nordeste, e que tem como uma das características a instabilidade do tempo, que fica mais nublado e vulnerável a pancadas de chuva e nebulosidade e em todo Estado.

O VCAN também pode influenciar em outros eventos meteorológicos durante seu período de atuação. Para Alagoas, estão previstas trovoadas, sobretudo no Agreste e no Sertão. A Semarh orienta que a população obedeça às recomendações de segurança para estes casos, como evitar permanecer em lugares descampados e não utilizar eletrodomésticos durante a incidência dos trovões.

A Semarh informa que continua monitorando o tempo e, em caso de necessidade, emitirá alertas e avisos para a população. Confira a previsão do tempo para os próximos dias em http://www.semarh.al.gov.br/te...