Cidades

Moradores de rua terão festa natalina somente no dia 28

Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Alagoas organiza confraternização natalina para a próxima quinta

Por Tribuna Independente 23/12/2023 08h38 - Atualizado em 23/12/2023 09h37
Moradores de rua terão festa natalina somente no dia 28
Moradores de rua lamentam não poder ter uma ceia de Natal - Foto: Edilson Omena

A população que vive em situação de rua em Maceió vai ter um dia especial para celebrar o período natalino. O Movimento Nacional da População em Situação de Rua em Alagoas (MNPR/AL) está organizando um dia de lazer, na próxima quinta-feira (28), no Lindoya Parque, em Satuba, Região Metropolitana de Maceió, para a confraternização natalina.

Segundo o coordenador do MNPR/AL, Rafael Machado, cerca de 150 pessoas devem participar da celebração, que também representa uma forma de inclusão social. Eles passarão um dia em ambiente inclusivo, compartilhando momentos de diversão, dentro de um parque aquático, em contato com a natureza, com café da manhã, almoço e lanches.

“É muito importante. Quando chega em agosto, setembro, eles já ficam perguntando porque é um dia diferente, de inclusão social. Além de se confraternizar, a gente trabalha a inclusão social, os vínculos comunitários, o fortalecimento, o respeito entre eles e a redução de danos porque têm um dia de lazer e a gente já consegue tirá-los do uso abusivo de álcool e outras drogas”, afirmou Machado.

O MNPR/AL estima a existência de mais de 4 mil pessoas em situação de rua somente em Maceió. “Não temos dados concretos, temos dados de atendimento. Apontamos mais de 4 mil pessoas porque só o Centro Pop 1, no Jaraguá, atende 3.885 pessoas. São mais de 4 mil na capital, sem contar Arapiraca e Palmeira dos Índios”, afirma o coordenador do movimento.

O José Cícero dos Santos entrou para essa estimativa há quase dois meses. Ele veio de Coruripe para procurar emprego em Maceió e está vivendo nas ruas do Centro da capital. “Trabalho como catador, mas não tenho nada. Estou morando aqui na praça Sinimbu. Junto tudo que consigo de reciclável e levo na cabeça todos os dias para conseguir um dinheirinho para comer. Infelizmente, não vamos ter ceia no Natal”, lamentou.

Nos Centros

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) informou que há uma programação de Natal nos equipamentos que atendem pessoas em situação de rua.

A programação acontece nas unidades da Semdes que oferecem atendimento a pessoas em situação de rua, nos três Centros de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), localizados nos bairros do Jaraguá, Levada e Benedito Bentes, e Unidade de acolhimento Manoel Coelho Neto e Casa de Passagem Familiar e nos dois abrigos da Casa de Ranquines conveniados a Semdes.

Ainda segundo a Semdes, em todos os equipamentos, os assistidos sempre celebram as datas comemorativas juntos, com atividades coletivas, brincadeiras e uma refeição especial.