Cidades

Luzes do Natal viram atração na orla de Maceió

Árvore gigante, túnel, iluminação de LED, Vila do Natal e Presépio encantam quem vai até a orla na época natalina

Por Valdete Calheiros – colaboradora / Tribuna Independente 23/12/2023 08h17 - Atualizado em 23/12/2023 13h03
Luzes do Natal viram atração na orla de Maceió
Turistas e a população local estão encantados com as luzes da orla - Foto: Adailson Calheiros

A iluminação natalina na orla de Maceió é um show à parte e reúne centenas de pessoas todas as noites para apreciar e tirar foto. É um verdadeiro mar de gente que abrilhanta ainda mais as festividades neste período.

São 150 mil pisca-piscas espalhados por 500 coqueiros ao longo da orla da capital. Na Avenida Sílvio Viana, na Praia de Ponta Verde, letreiros com o ano 2024 estão à espera para que maceioenses e turistas possam celebrar a chegada do novo ano.

Ao longo da avenida, 52 árvores com iluminação em LED de cor branca enfeitam o calçadão da orla. Balanços instagramáveis e cocos com iluminação em LED de cor branca, bem como 800 projetores na cor verde estão espalhados pela região.

A Praça Gogó da Ema, na praia de Ponta Verde, serve como uma espécie de ponto de encontro. Na praça, está instalada a Vila de Natal, onde está a Árvore da Vida. De forma interativa, tem sua iluminação conduzida pelo toque de três tambores que podem ser acessados pelos visitantes.

A Vila de Natal reúne oito barracas com decoração luminosa e pisca-piscas, onde artesãos locais venderão seus produtos. O local fica em frente ao túnel luminoso de 11 metros com projeções de diferentes cores e formas. O túnel dá acesso à árvore gigante de Natal. Uma atração à parte.

Com 37 metros de cumprimento, totalmente iluminados, a árvore de Natal abriga famílias inteiras embaixo dela que se esforçam para achar o melhor ângulo para uma foto, para eternizar o momento.

Alagoana, a médica Isadora Casado sempre que pode leva o filho Bernardo, de 1 ano e 4 meses, para apreciar a iluminação na orla. “Meu filho ama o Natal. Fica apontando para tudo, todas as formas, luzes. Fica encantado e curioso. O olhinho chega brilha. Bernardo só não se sente à vontade ainda com a figura do Papai Noel se tiver sendo caracterizado por alguém, mas o Papai Noel de brinquedo, os de enfeite ele gosta”, detalhou. A médica disse que pretende passear pela orla várias vezes ainda, até a iluminação ser retirada.

Ao lado da árvore, o público encontra ainda a Casa de Papai Noel. A atração tem 63 metros quadrados e três ambientes que poderão ser acessados pelos visitantes, promovendo uma verdadeira imersão ao período natalino.

Também na orla, o Presépio de Natal celebra o nascimento de Jesus e o Papai Noel gigante virou ponto turístico ao lado da Cadeira Gigante.

Perto da cadeira gigante, estava o designer Eduardo Lanius, de Porto Alegre. Visitando Maceió pela primeira vez, veio acompanhado para um período de 10 dias que, inclui, as festas de Natal.

“Estive em Salvador no Natal do ano passado. A cidade estava bonita, mas nada comparado a Maceió. A cidade tem muitos pontos instragramáveis. Estou tirando muitas fotos. O meu Instagram tá cheio de recordações, uma mais linda que a outra. A cidade está belíssima não deixa nada a desejar nem mesmo para as cidades do sul do país”, elogiou.

O casal de empresários Maria e Pedro Lopes, de Mato Grosso do Sul, escolheu a capital alagoana para, além de passar o Natal, festejar os 20 anos de casamento. Ambos estavam encantados e se disseram ainda mais surpresos com a beleza da iluminação da orla de Maceió, cidade que visitavam pela segunda vez.

“Já viemos aqui em outra oportunidade e desta vez está ainda mais bonita. Sem falar nessas barraquinhas que estão na orla. Da outra vez, não tinham. Temos, então, a chance de comer coisinhas típicas, pratos muitos gostosos e ainda conhecer, de perto, os alagoanos. Maceió está de parabéns”, elogiaram.

As luzes de Natal estão na orla há exatamente um mês quando foi aberto, oficialmente, o Natal de Todos Nós. Desde então, turistas e maceioenses assistem diariamente o espetáculo de luzes. Os vendedores ambulantes também estão decorando e iluminando seus carrinhos de venda como podem. Vale tudo para atrair nativos e turistas.

A iluminação natalina permanece acesa até o dia 5 de janeiro.