Cidades

Mina 20 é monitorada pela Defesa Civil

Órgão não acredita na possibilidade de colapso desse posso, que fica ao lado do 18

Por Valdete Calheiros - colaboradora / Tribuna Independente 15/12/2023 08h42
Mina 20 é monitorada pela Defesa Civil
Capitão Augusto (esquerda), chefe da Seção de Desastres Tecnológicos da DC - Foto: Defesa Civil

A Defesa Civil Estadual acredita que a situação da mina 18 da Braskem está caminhando para a estabilização. A avaliação é baseada no monitoramento que o órgão está realizando, 24 horas por dia, junto à Defesa Civil de Maceió.

O chefe do setor de desastres tecnológicos da Defesa Civil Estadual, capitão Augusto, explicou que são mais de 76 equipamentos medindo o deslocamento vertical e horizontal.

Quanto ao novo DGPS instalado na área, a expectativa das defesas civis é avançar na avaliação feita a partir das estatísticas que serão apresentadas à medida que o aparelho envie dados confiáveis e contínuos.

O que deverá acontecer na semana que vem, quando passados os dez dias necessários para o aparelho se estabilizar na região lagunar.

“Os demais equipamentos que ficam ao redor e estão mais próximos à mina estavam em movimentação, porém, eles demonstraram uma tendência a estabilização. Ainda há movimentação na área, porém, uma movimentação muito menor do que o que havia antes, detalhou o capitão Augusto, acrescentando que o estado de alerta permanece.

A Defesa Civil Estadual não acredita na possibilidade de a mina 20, que fica próxima à mina 18, colapsar. “Porém a gente não tem como hoje afirmar a situação das cavernas dela, porque precisamos mandar equipes para o local para fazer os vídeos para ter o formato da mina, para saber como ela está realmente. Por ora nos baseamos no acompanhamento dos dados, tanto sísmicos como os de deslocamento, e eles tendem à estabilidade”, completou o chefe do setor de desastres tecnológicos da Defesa Civil Estadual.

Já a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego em Alagoas, através da Auditoria Fiscal do Trabalho, por meio do Auditor Fiscal, Elton Machado, realizou vistoria técnica na Braskem, com o objetivo de avaliar as condições de segurança e saúde dos trabalhadores, abrangendo a verificação dos procedimentos de monitoramento, parâmetros e critérios utilizados para definição de situações de normalidade e alerta, como também entender o sistema de enchimento e pressurização das minas.