Cidades

Seminfra apresenta obras de contenção marítima em simpósio de construção civil

Engenheiros da Prefeitura de Maceió que atuam no projeto foram palestrantes em evento promovido por universidade no último sábado (2)

Por Ascom Seminfra 04/12/2023 15h59 - Atualizado em 04/12/2023 18h24
Seminfra apresenta obras de contenção marítima em simpósio de construção civil
Seminfra apresenta obras de contenção marítima em simpósio de construção civil - Foto: Cortesia

Engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) de Maceió palestraram sobre as obras de contenção marítima da capital alagoana para o 35º Simpósio da Construção Civil, realizado no último sábado (2), pelo Centro Universitário Cesmac. O evento ocorreu no auditório do empresarial Norcon, no bairro da Mangabeiras.

Os técnicos Pedro Lucas Barros e Cícero Rocha explicaram ao público do simpósio como funciona a tecnologia utilizada pelo município para conter o avanço da maré em cinco pontos da capital.

"Agradecemos o convite para participar deste evento tão importante para o setor da construção civil. É uma excelente oportunidade de compartilhar com estudantes e profissionais os detalhes dessa obra que é essencial para proteção costeira de Maceió", afirmou Pedro Lucas.

As obras de contenção marítima de Maceió estão em andamento atualmente na orla do Pontal da Barra, numa extensão de 1,2 km.

Elas já foram concluídas em trechos da Jatiúca, Jacarecica e Sobral. Somando todos os pontos executados, a Seminfra irá abranger um total de 2,4 km da costa protegida.

A contenção da orla marítima é realizada com tecnologia holandesa, sendo Maceió a pioneira entre as capitais do país na implantação desse tipo de obra. São blocos de concretos pré-moldados e anéis hexagonais, capazes de conter o avanço do mar.

Os blocos dissipam a energia da maré, protegendo a ciclovia, o passeio e as vias. Os equipamentos são instalados em forma de escada, formando uma barreira que impede o avanço do mar.

Pedro Lucas e Cícero Rocha têm levado aos estudantes da engenharia informação sobre como a tecnologia funciona, tendo apresentado a obra para alunos da área em instituições de ensino como o Cesmac e o Instituto Federal de Alagoas (Ifal).