Cidades
Vídeo: acidentes com eletricidade aumentam e números assustam
Diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho foi o entrevistado do TH Entrevista desta semana e fez o alerta sobre os riscos de não usar material adequado na parte elétrica de obras
A Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade – Abracopel, divulgou os dados dos acidentes de origem elétrica durante o 1º semestre de 2023. O diretor executivo da Associação, Edson Martinho, foi o entrevistado da semana do TH Entrevista e falou sobre o assunto.
Ele destaca que os números totais aumentaram, tanto no que se refere a acidentes, como as mortes. Para diminuir os números, a principal preocupação da população deve ser com o material usado para a parte elétricas da construção de imóveis.
“Em 2022, neste período tivemos 949 acidentes totais (choques, incêndios e raios), em 2023 os números subiram para 992. As mortes também aumentaram, se em 2022 foram 384, em 2023 elas foram de 399”, contou.
Martinho disse ainda que os choques elétricos continuam se destacando, se em 2022 foram 458 acidentes por choque elétrico, o número em 2023 subiu para 521 acidentes, as mortes em 2022 foram 330 e em 2023, 350.
“Mas os incêndios não ficam para trás, em 2022 tivemos um aumento muito grande de incêndios por sobrecarga, no meio de 2022 eles eram 441 com 33 mortes. O ano fechou em 874 acidentes e 55 mortes (quase 40% a mais que 2021). Mas em 2023, os números continuam altos, foram 421 incêndios no 1º semestre com 35 mortes. Se continuarmos neste ritmo, teremos novamente um recorde alto e negativo”, continuou.
POR REGIÃO BRASILEIRA E O NORDESTE CONTINUA SE DESTACANDO NEGATIVAMENTE
O Nordeste continua se destacando, mas é sempre bom lembrar que são 9 estados, e muitos deles com regiões em que a energia elétrica ainda é precária. O número total de acidentes por choque elétrico no Nordeste somou 149 ocorrências com 112 mortes, em 2022 foram 138 ocorrências com 109 mortes.
“Mas, o problema no que se refere às regiões brasileiras tem sido a região Sul, que tem apresentado nos últimos anos um crescimento constante, tanto em acidentes por choque, como em incêndios por sobrecarga, como veremos mais à frente. Em 2022, esta região apresentou 92 ocorrências por choque elétrico e 59 mortes, em 2023, os números subiram para 125 e 69 respectivamente. No ranking de mortes por choque elétrico por estado, o Rio Grande do Sul é o grande destaque negativo, mas seguido de perto pelos outros dois estados do Sul: Paraná e Santa Catarina. A Bahia que sempre foi a Top 1 neste ranking ‘caiu’ para a 4ª colocação. Os menores números continuam sendo disputados entre as regiões Centro-Oeste e Norte”, explica.
Vejam os dados:
ALAGOAS APRESENTA UM QUADRO ESTÁVEL
O diretor executivo contou que Alagoas, no 1º semestre deste ano, teve um total de 16 ocorrências de choque elétrico que gerou 9 mortes, mantendo um equilíbrio, já que em 2022 foram 17 ocorrências por choque elétrico com 7 mortes. Voltando ao primeiro semestre de 2023, das 16 ocorrências, 6 foram na rede aérea com 3 mortes, 6 em residências com 5 mortes, e as outras em comércio, área urbana e construção civil. Em 2022, no mesmo período, as 17 ocorrências por choque elétrico ocorreram 7 na rede aérea de distribuição de energia com 3 mortes – uma delas em Maceió, 5 em residências com 3 mortes e as demais em locais como comércio, construção civil, escola e área rural.
No ranking de acidentes por choque elétrico por estado, Alagoas se encontra em 13º lugar, somente a 5ª colocada entre os estados do Nordeste:
Já no ranking de mortes por choque elétrico por estado brasileiro, Alagoas está em 16º lugar, ficando em 7º colocada entre os estados nordestinos:
Já no ranking de incêndios por sobrecarga de energia (abaixo), a situação de Alagoas não é tão tranquila assim, ficando em 9º lugar, atrás apenas da Bahia e no ranking de mortes por incêndios, a situação é ainda pior, já que o estado é o ‘campeão’ em número de mortes em incêndios por sobrecarga de energia, com 7 vítimas fatais.
Vejam os gráficos:
“A Abracopel continua sua luta pela diminuição destes números, todas as ações da entidade buscam um único objetivo: conscientizar a população, seja leiga, seja de profissionais, a entender e praticar boas práticas em segurança com a eletricidade. São pequenos gestos, pequenas mudanças dentro de sua própria casa que podem nos ajudar nesta batalha pela eletricidade segura”, reforçou.
Estudante alagoano é campeão nacional do Concurso Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo
Ainda na entrevista, Edson Martinho contou que um estudante de Palmeira dos Índios foi o ganhador do Concurso Abracopel de Redação, Desenho e Vídeo. O Estudante Robert Kauã Vieira Duarte, aluno da professora Jussara de Araújo Silva, da Escola Estadual Monsenhor Ribeiro Vieira, foi o campeão nacional na Categoria Redação 1. Além de Robert, os alunos Erick Rodrigues da Silva, Elane Rufino da Silva e Tereza Cristina Alves Honorato, também da Professora Jussara, se classificaram em 19º lugar na Categoria Vídeo Nacional.
“A família do Robert, presente no evento estava muito emocionada, em especial a sua bisavó que nos disse que nunca imaginou em sua vida que veria seu bisneto ‘famoso’, ganhando um prêmio nacional”, contou Edson Martinho.
Mais lidas
-
1Apenas 15 anos
Corpo do filho do cantor J Neto é encontrado na cozinha
-
2Confira
Consciência Negra: veja o que abre e fecha em Alagoas nesta quarta-feira (20)
-
3Consciência Negra
Jorge Aragão anima noite de sexta no Vamos Subir a Serra na Orla de Maceió
-
4Marechal Deodoro
Ausência do superintendente da Codevasf gera indignação em reunião sobre projetos envolvendo mel e própolis vermelha
-
5Serviço
Veja relação do que abre e fecha no Feriado da Proclamação da República em Alagoas