Cidades
Usuários de Caps de Maceió visitam a Bienal do Livro de Alagoas
Atividade externa buscou incluir usuários em atividades educacionais e culturais

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Gerência de Atenção Psicossocial de Maceió (GAP), garantiu que usuários dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) participassem de uma visita à 10ª Bienal Internacional do Livro em Alagoas ao longo desta semana. Os usuários dos Caps Noraci Pedrosa (Jacintinho), Capsi Dr. Luiz da Rocha Cerqueira (Serraria) e Unidade de Acolhimento Infantojuvenil (UAI) Nise da Silveira (Jacintinho) realizaram visita no evento acompanhados por profissionais de saúde nessas unidades.
De acordo com Roseane Farias, coordenadora de Atenção Psicossocial, a visita permitiu que todos explorassem os estandes da Bienal e interagissem com expositores. Além disso, a atividade proporcionou um espaço de trocas de experiências, fortalecimento de laços e integração entre os participantes.
“A iniciativa reforça o compromisso dos serviços da Atenção Psicossocial em oferecer oportunidades que vão além do tratamento clínico, destacando a importância da cultura, aprendizado e da inclusão social. Esse tipo de ação proporciona uma experiência enriquecedora e contribui para um os usuários perceberem o apoio às diversidades para aqueles que enfrentam desafios de saúde mental”, destacou Farias.
Sobre os Centros de Atenção Psicossocial
Os Centros de Atenção Psicossocial possuem um papel fundamental na ressocialização dos usuários, através de atividades externas, como esta, que tem a finalidade de gerar inclusão social e autonomia, proporcionam ambiente acolhedor com disponibilização de terapias ocupacionais, tratamento especializado e acompanhamento médico.
“Essa visita à Bienal do livro gerou e gera reintegração social, auxiliando na redução do estigma associado a problemas de saúde mental. Os Caps têm um impacto significativo na melhoria da qualidade de vida, autonomia e bem-estar geral dos usuários, ações como essa colaboram muito. São essenciais essas atividades externas para demonstrar liberdade, e possibilidades para cada um”, finalizou Roseane Farias, coordenadora da Atenção Psicossocial.
Mais lidas
-
1Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
2Copa do Brasil
CRB inicia venda de ingressos para partida em Maceió contra o Santos
-
3Morte fetal tardia
Médicos explicam perda de bebê da apresentadora Tati Machado em final de gestação
-
4Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
5Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'