Cidades

BRK inicia segunda fase das obras de esgotamento sanitário em rua da Jatiúca

Intervenções serão realizadas a partir desta quinta-feira (17) em outro ponto da via, próximo ao cruzamento com a avenida Deputado José Lages; parte da rua será interditada

Por Ascom BRK 16/08/2023 23h38
BRK inicia segunda fase das obras de esgotamento sanitário em rua da Jatiúca
Local da interdição - Foto: Divulgação

A BRK iniciará, a partir desta quinta-feira (17), a segunda fase das obras esgotamento sanitário na rua Soldado Eduardo dos Santos, no bairro Jatiúca, em Maceió. Após conclusão do primeiro trecho, que foi liberado no início deste ano, os trabalhos da concessionária estarão concentrados em outro ponto da via, agora próximo ao cruzamento com a Avenida Deputado José Lages, onde foram identificados danos estruturais na rede coletora de esgoto.

A previsão é que o serviço seja finalizado até o dia 20 de setembro, caso não sejam registradas novas intercorrências na tubulação durante a escavação. Para garantir a celeridade dos trabalhos, que são considerados de alta complexidade, as equipes técnicas atuarão nos períodos diurno e noturno, das 7h às 19h e 19h às 5h.

Durante o andamento das obras, parte da via será isolada para a segurança da população e dos trabalhadores. O bloqueio ocorrerá a partir do cruzamento da Soldado Eduardo dos Santos com a rua São Francisco de Assis até a avenida Deputado José Lages. Além disso, o acesso à rua Coronel Adauto Gomes Barbosa também estará interditado, conforme mapa acima. O acesso aos edifícios e estabelecimentos comerciais da área será garantido a moradores, visitantes e comerciantes.

De acordo com Wilson Bombo, diretor operacional da BRK em Alagoas, cerca de R$ 6 milhões já foram investidos para a recuperação de parte do coletor na primeira fase das obras. “Já reparamos 12 pontos de abatimento ao longo da rede e substituímos mais de 50 metros da tubulação, que apresenta problemas estruturais anteriores à chegada da empresa em Maceió. É um trabalho complexo, que exige muito planejamento, equipamentos específicos e protocolos de segurança, e a BRK está comprometida em realizar no menor tempo possível”, destacou.

Comunicação prévia aos moradores da região

Ao longo da semana passada, a BRK realizou a comunicação prévia do serviço aos moradores e comerciantes da região, além de visitas cautelares aos imóveis e estabelecimentos próximos ao local da obra. Por meio da equipe de Sustentabilidade, a empresa promoveu visitas porta a porta para informar a comunidade sobre as intervenções planejadas e a importância da recuperação do coletor para o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário na região.

Escoamento de água da chuva não é de responsabilidade da BRK

É importante destacar que as obras realizadas pela BRK resolverão os problemas de esgotamento sanitário na região, com a recuperação de toda a rede coletora de esgoto. Já os alagamentos recorrentes na via em período de chuvas estão relacionados ao sistema de drenagem de águas pluviais, o qual não faz parte do escopo de atuação da concessionária. Conforme legislação do setor de saneamento, o escoamento adequado da água da chuva é de responsabilidade dos municípios.