Cidades
Secretários de Meio Ambiente de municípios paraibanos realizam visita técnica em Alagoas
Secretários de Conde e Cabedelo visitam obras de sandbag e bagwall, utilizadas para contenção do mar
Começa nesta quarta-feira, dia 16, a visita técnica das obras do sandbag e bagwall em Alagoas por secretários de meio ambiente dos municípios de Conde e Cabedelo, na Paraíba. Eles vão visitar a obra do sandbag na praia de Ipioca, instalada no Ipioca Beach Residence. O sandbag é uma técnica onde o material funciona como dissipador de energia enterrado na praia para proteger a área deteriorada pela força das ondas. Em seguida a visita será na obra bagwall na praia de Ponta Verde, no Restaurante Lopana.
A praia é o grande dissipador de energia das ondas do mar. Essa é a ideia concebida no projeto do barra mar bagwall, construir uma obra de engenharia rígida que contenha o avanço do mar ao longo da linha de costa, para dissipar a energia das ondas, sem transferir o processo erosivo para áreas adjacentes, e sem interferir na dinâmica do movimento do mar.
Na quinta-feira, dia 17, os secretários fazem uma visita ao IMA, na Diretoria Técnica e GERCO. Logo depois seguem em direção a obra do sandbag na praia de Barra Mar, em frente ao Kenoa Resort, na Barra de São Miguel e também a obra do bagwall na praia de Barra Nova, em Marechal Deodoro. Na sexta os secretários vão conhecer as obras do bagwall na praia de Costa Brava, em Paripueira e do sandbag na praia de Ipioca, no Hibiscus Beach Club.
Como Alagoas foi um dos primeiros estados a usar as duas técnicas, os secretários querem levar um pouco deste conhecimento para seus municípios, que também sofrem com o avanço do mar.
Mais lidas
-
1Nova convulsão
Henri Castelli saiu do BBB 26? Galã da TV Globo passa mal de novo logo após chegar à casa
-
2Um retorno que vira pesadelo
Filme 'Maldição da Múmia' apresenta novo horror sobrenatural em teaser
-
3Susto!
Motorista prende cabeça do cantor Zezé Di Camargo no vidro do carro; veja vídeo
-
4Começou
Conheça os 21 participantes do Big Brother Brasil em 2026
-
5Planejamento
IMA orienta sobre cuidados necessários ao fazer uma trilha ecológica



