Cidades

Baile da Chita: 71 anos de tradição em Paulo Jacinto

Por Tribuna Independente 18/07/2023 09h49 - Atualizado em 18/07/2023 11h12
Baile da Chita: 71 anos de tradição em Paulo Jacinto
Ao TH Entrevista, Dércio Canuto, da comissão organizadora, fala da festa - Foto: Edilson Omena

A cidade de Paulo Jacinto está em festa e já se prepara para receber os turistas de todo estado para comemorar junto com a população local, os 71 anos do mais famoso e antigo baile de Alagoas – o Baile da Chita. O 6º Patrimônio Imaterial Histórico e Cultural de Alagoas será realizado no dia 29 de julho às 23h no Clube Cultural Recreativo PauloJacintense.

Ao TH Entrevista, Dércio Canuto, da comissão organizadora da edição 2023 do Baile da Chita, disse que está tudo pronto para receber o público local e turistas de várias cidades alagoanas e até de fora do estado.

O Baile da Chita é o maior evento da cidade. Um baile histórico, cultural e sociopolítico de Alagoas. A realização dele é de fundamental importância, porque estaremos dando prosseguimento à cultura que foi o ponta pé inicial da emancipação da nossa cidade, não há como um evento como este ficar no esquecimento, e é por isso, cada a cada ano, a sociedade se envolve para organizar e juntos celebrarmos a nossa maior tradição. Em nosso estado, só Paulo Jacinto tem um baile”, ressalta Dércio.

Durante a entrevista, Canuto falou do engajamento da população e sobretudo ressaltou o trabalho dos membros da comissão organizadora. “Você é paulojacintense e conhece nossa cultura, sabe a importância desse baile. Não é à toa que em 2015 ele se tornou Patrimônio Imaterial de Alagoas, então não tinha como deixar essa data passar em branco, são 71 anos com essa festa belíssima que movimenta nossa economia, nossa cidade. O baile que nos tornou independentes politicamente. E saber que toda a população, os visitantes estão apoiando colaborando é muito gratificante. Ressalto que a comissão que está envolvida este ano vem com muita garra para levar o melhor ao público’’, pontuou.
Pauta de diversas reportagens especiais na mídia local e regional, temas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), e demais trabalhos acadêmicos, o famoso baile terá como atrações a Orquestra Golden Time e a cantora Kátia Di Tróia. “Como todo mundo sabe, o Baile da Chita é um evento familiar, com encontros de gerações. E a ideia é justamente essa, levar o melhor dos músicos, das músicas que caracterizem a tradição.

Atrações

Por isso, é muito bem pensando na hora de contratar as atrações. Já passaram no palco do Clube Recreativo ou da antiga Lagense – local que o baile já foi realizado por anos, grandes nomes da música e grandes grupos – como o LCD, Time Machine e outros...para não fugirmos da nossa história’’, ressalta.

De acordo com Dércio, a festa está garantida das 23h às 7h da manhã. E que um dos momentos mais importantes do baile, a coroação da rainha também irá acontecer. “A rainha este ano foi escolhida por meio de uma votação popular. E a estudante Myrelle Rayanne, 15 anos foi a escolhida, uma jovem muito bonita que irá representar todas as outras até o próximo baile’’, comentou.

A história do baile está diretamente liga a história do município, uma vez que é um ano mais antigo do que a própria cidade, justamente porque o baile foi organizado com o propósito de angariar fundos (recursos) para emancipar a cidade que pertencia a Quebrangulo. “Já estávamos fortalecidos economicamente e um povoado em desenvolvimento. Daí um grupo de jovens daquela época, na década de 50, tiveram essa fantástica ideia que deu certo e hoje [julho] já comemoramos 71 anos de Baile da Chita e 70 de emancipação - em 02 de dezembro”.

CONFIRA ENTREVISTA COMPLETA NO VÍDEO, ABAIXO: