Cidades

Duas casas interditadas após desabamento na Grota do Rafael serão demolidas nesta quinta (29)

Quatro residências no total foram interditadas no local pela Defesa Civil de Maceió

Por Marcelle Limeira / Ascom Defesa Civil 29/06/2023 01h00 - Atualizado em 29/06/2023 08h51
Duas casas interditadas após desabamento na Grota do Rafael serão demolidas nesta quinta (29)
Quatro residências foram interditadas após desabamento na Grota do Rafael - Foto: Ascom Defesa Civil

A Defesa Civil de Maceió está com equipes nas ruas para atender os chamados da população em decorrência das chuvas. Em 24 horas, os pluviômetros da capital, equipamentos que medem a quantidade de chuvas, registraram 24 mm e, seis ocorrências foram atendidas.

Nesta quarta-feira (28), em uma das ocorrências na Grota do Rafael, no Jacintinho, duas pessoas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros. A Defesa Civil isolou o local e avaliou a área para identificar novos possíveis riscos. Três residências próximas à casa que foi atingida foram interditadas e as famílias atendidas pela Diretoria social para receber os encaminhamentos necessários para os auxílios sociais.

Uma demolição preventiva será realizada nesta quinta-feira (29) em duas das casas interditadas, para minimizar o risco de novos desastres.

Áreas de risco

As pessoas que residem em áreas de risco devem redobrar os cuidados nos dias chuvosos. A continuidade das chuvas pode ocasionar desastres como deslizamentos de massa, desabamentos e inundações.

“O primeiro passo é observar se apareceram rachaduras e infiltrações, além de verificar se barreiras próximas à residência estão com solo encharcado. Todas essas questões podem incorrer em um desastre, seja ele de pequeno, médio ou grande porte”, explica o coordenador-geral da Defesa Civil de Maceió, Abelardo Nobre.

A Defesa Civil de Maceió trabalha de forma preventiva com ações integradas com outros órgãos e secretarias municipais e orienta aos moradores para que fiquem atentos. “Nossa missão é salvaguardar vidas e contamos com a ajuda da população para, sempre que necessário, acione a Defesa Civil”, acrescenta Abelardo.

Período chuvoso

Este ano já choveu em Maceió 1.173 mm, de janeiro até esta quarta-feira. Somente neste mês de junho, choveu até o momento 12% a mais do que era esperado.

A previsão indica 90% de probabilidade de chuva para o restante da semana, com variação de nebulosidade e precipitação a qualquer hora do dia.

Como acionar a Defesa Civil de Maceió

A população deve ligar para o número 199 ou 156, descrever o cenário, e uma equipe irá até o local.

Receba alertas

O cidadão interessado em receber as mensagens precisa informar o CEP de sua residência para o número 40199, por SMS, de forma gratuita.

Além do formato em SMS, a Defesa Civil de Maceió possui o serviço de envio de alertas pelos aplicativos WhatsApp e Telegram.

Para se cadastrar via WhatsApp, basta enviar mensagem para o telefone (61) 2034-4611 e interagir com o assistente virtual, compartilhando a localização atual ou escolhendo qualquer outra. No Telegram, a população deve pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional e realizar o mesmo procedimento.

Em todas as ferramentas disponíveis, o usuário terá acesso aos alertas, em caso de fortes chuvas e/ou inundações.