Cidades
Para diminuir riscos de acidentes, 27 bairros de Maceió já tiveram aplicação de lonas
Foram instaladas 32.100 m² de lonas em 163 pontos diferentes da capital
A aplicação de lonas nas encostas é uma das ações previstas no plano de enfrentamento ao período chuvoso, o Previne Maceió, produzido e coordenado pela Defesa Civil de Maceió.
Ao todo, 27 bairros da capital já foram contemplados, em 163 pontos de diferentes localidades. Entre eles, bairros com registros de deslizamentos de massa, devido à alta quantidade de encostas, como Benedito Bentes, Chã da Jaqueira e Jacintinho.
As lonas são colocadas em barreiras para não ocorrer deslizamentos e desabamentos. Uma medida eficaz para a mitigação de riscos. “A lona cobre a barreira e impede que a chuva encharque o solo. Desta forma, a água escoa sem colocar em risco a encosta e as pessoas que moram nas proximidades”, explica a diretora de Planejamento, Prevenção e Redução de Riscos da Defesa Civil de Maceió, Carolina Sarmento.
Ana Letícia é moradora da Grota da Alegria, no Benedito Bentes. Ela ligou para a Defesa Civil de Maceió, solicitando a aplicação de lona na encosta, que fica por trás da casa dela. “Graça a Deus, a Defesa Civil veio colocar a lona, pois essa barreira já caiu três vezes. Com a lona, estou me sentindo mais segura, pois eu sei que agora, quando chover, não vai cair água na barreira. Agradeço muito à Prefeitura de Maceió, já que eu e meus filhos vamos dormir mais tranquilos”, contou.
O cronograma de aplicação da lonas vai se estender durante todo o período chuvoso. A ação ainda irá para os bairros Centro, Bom Parto, Levada e Tabuleiro do Martins.
O coordenador da diretoria de Planejamento, Prevenção e Redução de Risco da Defesa Civil Municipal, Matheus Montenegro, explicou que a aplicação de lonas é feita com segurança. “As encostas que estão descobertas, nos dias de chuvas ficam encharcadas, não sendo possível a aplicação da lona. Mas, assim que o tempo se estabiliza e o solo seca, o trabalho é retomado”, informou.
Além das áreas já mapeadas que vão receber as lonas, a população pode solicitar o serviço, ligando para o número 199. Uma equipe técnica vai ao local verificar se a aplicação pode ser feita na encosta ou se outras medidas podem ser efetivadas para a segurança da comunidade.
Mais lidas
-
1Contrato assinado
Ministério Público de Alagoas anuncia novo concurso público
-
2Arapiraca
Saiba quem era o enfermeiro morto por PM dentro de quarto de motel
-
3Arapiraca
Soldado matou enfermeiro após flagrá-lo com sua esposa em motel
-
4Arapiraca
Homem encontrado sem vida em quarto de motel foi morto por policial militar
-
5Na madrugada deste domingo
Homem é encontrado morto em quarto de motel no bairro Canaã, em Arapiraca




