Cidades

Previsão de chuvas em Maceió, Litoral e Baixo São Francisco merece atenção, aponta Semarh

Região metropolitana da capital é motivo de preocupação já que vários locais acumularam 200 mm de chuva nos últimos quatro dias

Por Tribuna Hoje com Ascom Semarh/AL 22/05/2023 18h09 - Atualizado em 22/05/2023 21h49
Previsão de chuvas em Maceió, Litoral e Baixo São Francisco merece atenção, aponta Semarh
Região metropolitana de Maceió já registrou problemas em encostas com as chuvas que caem nos últimos dias - Foto: Edilson Omena

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) emitiu alerta meteorológico no final da tarde desta segunda-feira (22), no qual informa que a previsão aponta continuidade das chuvas com intensidade de fraca a moderada no Litoral (com a região metropolitana de Maceió inclusa), Zona da Mata e Baixo São Francisco e que as precipitações podem se estender até o final de semana. O alerta aponta que Litoral e Baixo São Francisco merecem maior atenção, principalmente a capital que já registrou em alguns locais 200 mm de chuvas nos últimos quatro dias.

“Nos primeiros dias desta semana, a previsão é de chuva num volume bem menor que o registrado no sábado e domingo. Já na quinta e na sexta próximas deve voltar a chover forte no Estado, sobretudo na porção Leste e na Região Metropolitana, sendo esperados volumes expressivos. A Semarh permanece monitorando os dados durante todo o período, atualizando a população e as autoridades em casos de maior atenção”, relata o superintendente em Prevenção de Desastres Naturais, Vinícius Pinho.

“O período chuvoso em Alagoas gera bastante atenção na Semarh, e a Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais segue monitorando as condições meteorológicas em todo o Estado, assim como o nível dos rios, mantendo a população e as autoridades estaduais e municipais atualizadas, atuando diretamente na mitigação das consequências dos desastres naturais, buscando, na análise dos dados, garantir a proteção do povo alagoano”, reforça o secretário de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Gino César.

ALERTA

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN/Semarh/AL) monitora as condições meteorológicas atuais e os modelos numéricos de previsão do tempo. As rodadas mais recentes desses modelos mostram a continuidade das chuvas com intensidade fraca a moderada nas regiões do Litoral (incluindo a região metropolitana de Maceió), Zona da Mata e Baixo São Francisco, no decorrer desta segunda-feira (22/05/2023), podendo se estender até o final desta semana. Os modelos também indicam uma diminuição das chuvas entre amanhã (23/05/2023) e quarta-feira (24/05/2023).

CONDIÇÕES SINÓTICAS

A permanência de um bloqueio atmosférico em regiões subtropicais do Atlântico Sul mantém a atuação de cavados em médios e altos e níveis da atmosfera, bem como intensifica o escoamento de leste em baixos níveis, adjacente ao litoral da Região Nordeste. A persistência destas condições atmosféricas, associadas ao calor e elevada umidade do ar, segue favorável à ocorrência de chuva principalmente entre o litoral sul de Pernambuco e o leste da Bahia no decorrer desta semana. Atenção especial para as regiões ambientais do Litoral e Baixo São Francisco do Estado de Alagoas, especialmente a região metropolitana de Maceió, onde vários locais já acumularam mais de 200 mm nas últimas 96 horas.

RISCOS ASSOCIADOS

Há risco para alagamentos, principalmente nas áreas com deficiência de drenagem urbana, cheias em pequenos riachos, bem como alto risco para deslizamentos em áreas de encosta. Podem ocorrer acumulados significativos em pontos isolados do Litoral, incluindo região metropolitana de Maceió, Zona da Mata e Baixo São Francisco. Nas demais regiões ambientais do Estado de Alagoas, há possibilidade de chuva, porém sem risco associado.

Até o momento, não há risco de transbordamento dos principais rios e lagoas do Estado de Alagoas.

A Superintendência de Prevenção em Desastres Naturais (SPDEN) segue monitorando as condições sinóticas e novas atualizações poderão ser enviadas a qualquer momento. O acompanhamento diário da previsão do tempo, assim como o monitoramento dos níveis dos principais rios, pode ser feito pelo Website da Semarh através dos links:

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/previsao

http://www.semarh.al.gov.br/tempo-e-clima/monitoramento-hidrologico