Cidades
Desenvolvimento Sustentável inicia operação dos Ecoboats na orla marítima da capital
Equipamentos são responsáveis por recolher materiais descartados de forma irregular que vão parar dentro do mar

Executando um ótimo trabalho desde o mês de dezembro de 2022 na Lagoa Mundaú, o Ecoboat, equipamento que recolhe o lixo descartado de forma irregular no mangue e objetos que ficam boiando, agora vai atuar na orla marítima. Os testes, comandados pela Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb), começaram nesta quinta-feira (4), quando o barco realizou uma limpeza na região do Porto de Maceió, em Jaraguá.
O resultado da primeira atuação foi satisfatório. A área percorrida pelo equipamento é comumente atingida pelos materiais carregados através do Riacho Salgadinho, principalmente em dias de chuva. No primeiro momento, diversos itens recicláveis, como garrafas PET e embalagens em geral foram coletados. Além disso, o Ecoboat fez a retirada de um fragmento de geladeira que estava boiando no mar.
De acordo com o superintendente da Alurb, Moacir Teófilo, a extensão do projeto será ainda mais benéfico para a cidade. "Temos acompanhado de perto o trabalho dos Ecoboats na Lagoa Mundaú e o resultado é ótimo. São diversas toneladas de lixo retirados do local desde o início do funcionamento. Sendo assim, estender a prática para a nossa orla marítima irá contribuir, ainda mais, com a limpeza e a preservação das nossas belezas naturais", afirmou.
A princípio, dois Ecoboats serão responsáveis pela limpeza da orla marítima. A depender da necessidade, a ampliação do serviço deve ser realizada. O equipamento, que carrega até três agentes de limpeza, utiliza uma espécie de braço hidráulico, junto a uma rede, que capta e despeja o material dentro de sua estrutura para que seja retirada da água.
Atuando na Lagoa Mundaú, somente no mês de março deste ano, foram coletadas mais de 80 toneladas de resíduos descartados de forma irregular.
"Vamos intensificar o combate ao descarte irregular. Já atuamos na orla lagunar e agora iremos atuar na orla marítima com o mesmo objetivo: melhorar a vida do cidadão maceioense e preservar o meio ambiente", completou Teófilo.

Mais lidas
-
1Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
2Roteiro
Duas pessoas ficam gravemente feridas após acidente com lancha na Praia do Gunga
-
3Tarde de sábado
Acidente com lancha na Praia do Gunga deixa menino morto e homem gravemente ferido
-
4Lagoa da Anta
'Se empreendimento não levar em conta impactos de vizinhança, essa parte de Maceió vai virar Gaza'
-
5Reformulação
CSA aumenta lista de dispensas e procura atletas