Cidades

Incêndio em residencial no Benedito Bentes deixa três mortos

Pessoas teriam pulado do prédio desesperadas; ainda não se sabe o que teria provocado o fogo

Por Tribuna Hoje com assessoria 11/04/2023 10h44 - Atualizado em 11/04/2023 19h34
Incêndio em residencial no Benedito Bentes deixa três mortos
Criança foi encaminhada para o HGE já entubada; Samu e Bombeiros foram acionados para o local do incêndio - Foto: Ascom Samu/AL

Moradores do Residencial Vale Bentes 2, no bairro do Benedito Bentes, em Maceió, viveram momentos de pânico, na manhã desta terça-feira (11). Um incêndio de grandes proporções foi registrado no bloco 3, em um apartamento térreo e três óbitos foram confirmados. A identificação das vítimas não foi informada. 

Além do casal de idosos e um filho deficiente que morreram, sete pessoas ficaram feridas e socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para o Hospital Geral do Estado (HGE).  

Há relatos de que pessoas tentavam se salvar pulando das janelas dos andares. Moradores suspeitam que um vazamento de gás teria provocado o incêndio, porém em depoimento à imprensa, um major do Corpo de Bombeiros relatou que o gás estava intacto e que o incêndio parece ter iniciado na sala de estar. Eles tentaram apagar o fogo com extintores, porém sem êxito. 

Uma criança, do sexo feminino, não identificada e de aproximadamente 9 anos foi socorrida pela equipe médica de uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel) do Samu Alagoas e encaminhada já intubada para o HGE após inalação de grande quantidade de fumaça e com queimaduras pelo corpo. No HGE, uma mulher de 35 anos também está sendo atendida, porém ela deu entrada com fraturas nas pernas, o que pode indicar que ela tentou escapar do fogo pulando do prédio.

Outro paciente, um homem de 50 anos, foi socorrido pela equipe de uma Unidade de Suporte Básico (USB) e encaminhado para a Unidade de Pronto Atendimento do Benedito Bentes com crise hipertensiva.

As demais vítimas receberam apenas atendimento no local, sem necessidade de encaminhamento hospitalar. A Defesa Civil deu suporte à família das vítimas e ficou de voltar ao local nesta quarta-feira (12) para realizar nova vistoria.

Uma perícia será feita no local para saber de fato o que provocou o incêndio.

Para esta ocorrência, foram empregadas duas Unidades de Suporte Básico (USB), uma Unidade de Suporte Avançado (USA-UTI móvel), uma dupla de motolância, além do Serviço Aeromédico do Samu Alagoas. O Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas também atuou no resgate de vítimas e combate ao incêndio.

Já o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) enviou 26 militares em 8 viaturas.

Apartamento incendiado nesta terça (11) (Foto: Ascom CBM/AL)

Apartamento ficou completamente destruído (Foto: Ascom CBM/AL)

MANGUEIRA DE SEGURANÇA

Equipes do Corpo de Bombeiros que estiveram no local observaram que a mangueira de segurança instalada no bloco residencial estava com a extremidade de conexão cortada, desta forma, não tinha como a água chegar até o imóvel das vítimas fatais. 

Outra observação foi quanto ao condicionamento do equipamento, que seria dentro da caixa de hidrante. Um morador informou que ainda tentou usar, mas que não houve treinamento algum para o manuseio correto do equipamento.