Cidades

Estudantes de Coqueiro Seco acompanham análise de água da escola que frequentam

Ação encerrou a programação da Semana da Água organizada pela equipe do IMA/AL

Por Clarice Maia / Ascom IMA 24/03/2023 23h35 - Atualizado em 24/03/2023 23h39
Estudantes de Coqueiro Seco acompanham análise de água da escola que frequentam
Grupo foi formado por 30 alunos, com idades entre 14 e 15 anos, matriculados no nono ano - Foto: Agência Alagoas

A Semana da Água, organizada pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas (IMA/AL), terminou com uma oficina, na manhã desta sexta-feira (24), com a participação de estudantes do município de Coqueiro Seco. Na atividade, desenvolvida pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais, o grupo pôde assistir a uma análise feita em amostras coletadas na escola em que estudam.

Segundo a coordenadora da Escola Municipal de Ensino Básico Paulo Soares de Albuquerque, Iara Rosa, o grupo foi formado por 30 alunos, com idades entre 14 e 15 anos, matriculados no nono ano, com interesse em “conhecer os procedimentos que são adotados para se ter uma boa água”.

A equipe do IMA/AL organizou a oficina em dois momentos. No primeiro foi apresentada a forma como acontece as coletas de água para a execução de trabalhos como a produção dos relatórios de balneabilidade. A equipe do órgão ambiental recebeu os estudantes, que estavam acompanhados por mais dois professores, além da coordenadora.

Na segunda parte a turma aprendeu e se divertiu. O grupo visitou o Laboratório para ver de perto como são feitas as análises microbiológica e físico-química, onde viram na prática testes para aspectos como acidez e alcalinidade, oxigênio dissolvido, entre outros. Os estudantes ainda presenciaram a análise da água da escola que frequentam, a partir de amostras que foram coletadas, um dia antes da visita, pela equipe do Instituto.

As comemorações para o Mês da Água ainda continuam na próxima semana, com ações que serão desenvolvidas pelas equipes do IMA/AL.