Cidades

Em menos de 24 horas, Maceió registra mais um vandalismo contra igreja católica

Por Tribuna Hoje 24/03/2023 14h16 - Atualizado em 24/03/2023 16h07
Em menos de 24 horas, Maceió registra mais um vandalismo contra igreja católica
Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no conj. João Sampaio, em Maceió, foi mais alvo de vadalismo - Foto: Reprodução

Parece ter virado 'moda' o vandalismo dentro das igrejas católicas na cidade de Maceió. Na quarta-feira (22), foi a vez da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, localizada no conjunto João Sampaio, na parte alta da capital. 

De acordo com informações de seu administrador paroquial, Padre Leones Almeida, a igreja matriz foi invadida, na madrugada sendo furtado o sistema de som, a impressora, Botijões de gás, ventiladores, os donativos para a caridade, e uma quantia em dinheiro, além de danos em diversas portas. 

"A Paróquia já registrou a ocorrência na polícia, para que o ato criminoso seja investigado", frisou o sacerdote.

"Somos irmãos uns dos outros. Somos filhos e filhas do mesmo Deus e Pai. Repudiamos, com veemência, todo tipo de vandalismo e de violência. Somos, de fato, a favor do diálogo, do respeito, enfim, contrários ao ódio e a violência de toda e qualquer forma. Tais atitudes em nada contribuem para o aprimoramento das relações intereclesiais e nem para a construção do Reino de Deus aqui na terra. Manifesto profunda indignação e tristeza diante deste fato ocorrido. Nós cristãos católicos, não aceitamos este tipo de ato e desrespeito contra imagens ou templos religiosos. Somos pela Paz e pela vida sempre” afirmou o Pe. Leones Almeida.

Mais registros

Na noite da última terça-feira (21), uma imagem de Nossa Senhora de Fátima foi foi furtada da capela que leva o mesmo nome da santa e em seguida quebrada, pertencente à Paróquia de São José Operário, no bairro Fernão Velho. 

No ano passado, 32 casos de violações motivadas por razões religiosas foram registrados no estado de Alagoas, de acordo com os dados de denúncias notificadas ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDH).

Apenas nos dois primeiros meses deste ano, Alagoas registrou quatro casos de intolerância religiosa, conforme dados do ministério. No primeiro semestre de 2022 foi registrado somente um caso deste tipo, já no segundo semestre foram 31 casos.