Cidades

Vigilância Sanitária interdita galeteria no Farol por funcionamento irregular

Estabelecimento foi interditado após denúncia recebida pelo órgão; local tem 30 dias para se adequar às normas sanitárias

Por Marília Ferreira / Ascom SMS 22/03/2023 16h15 - Atualizado em 23/03/2023 01h04
Vigilância Sanitária interdita galeteria no Farol por funcionamento irregular
Fiscais identificaram irregularidades que poderiam ocasionar risco à saúde da população - Foto: Cortesia

Atenta às situações que possam oferecer riscos à saúde dos consumidores, a Vigilância Sanitária de Maceió (Visa) segue fiscalizando, com orientação e educação em saúde, os empreendimentos da capital. Na manhã desta quarta-feira (22), a fiscalização ocorreu em uma galeteria no bairro Farol, na qual foi interditada por estar em funcionamento irregular. A ação é fruto de uma denúncia recebida pelo órgão.

Ao chegarem no estabelecimento, os fiscais da Visa identificaram várias irregularidades, como alimentos vencidos, falta de higienização, insalubridade e armazenamento inadequado dos produtos.

“O local apresentava um grande risco à saúde da população, sem higienização e com muitos produtos fora do prazo de validade. A interdição dessa galeteria foi necessária para que possa se adequar às normas sanitárias e, após esse cumprimento, retorne ao seu funcionamento normal”, explica o coordenador da Vigilância Sanitária, Airton Santos.

Estabelecimento interditado apresentava várias irregularidades sanitárias (Foto: Cortesia)

O estabelecimento tem o prazo de 30 dias para se adequar à legislação sanitária e solicitar a desinterdição. O proprietário do empreendimento foi autuado e responderá processo administrativo, cuja penalidade inclui multa no valor de R$ 180,00 a R$ 19 mil. O valor é estabelecido conforme a gravidade das infrações cometidas.

População pode denunciar irregularidades

Para denunciar irregularidades, observadas em estabelecimentos fora das adequações sanitárias e que causam riscos à saúde da população, os maceioenses podem entrar em contato no telefone (82) 3312-5495, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, ou pelo WhatsApp (82) 98752-2000, que funciona 24h, todos os dias, para o recebimento de mensagem de texto, foto e/ou vídeo. Todas as denúncias são anônimas, garantindo o sigilo do denunciante.

(Foto: Cortesia)
(Foto: Cortesia)