Cidades

Segurança Comunitária inicia 3ª turma de atualização do curso de formação para a Guarda Municipal

Com aulas teóricas e práticas, nova turma conta com 32 agentes de segurança, e segue até o mês de maio

Por João Victor Barroso / Ascom SEMSCS 21/03/2023 18h47
Segurança Comunitária inicia 3ª turma de atualização do curso de formação para a Guarda Municipal
Curso segue a matriz curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça - Foto: João Victor Barroso / Ascom SEMSCS

Os guardas municipais de Maceió estão espalhados em diversos pontos da capital alagoana, garantindo a proteção da população. Pensando em capacitar cada vez mais e treinar os agentes da GMM, a Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) deu início a 3ª turma de atualização do curso de formação para a Guarda Municipal, nesta terça-feira (21), no auditório da SEMSCS, no bairro de Jaraguá.

A aula inaugural contou com a presença de 32 guardas municipal, que tiveram aulas sobre Legislação, Ética, Direitos Humanos e Cidadania. O curso de atualização segue a grade curricular da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça (Senasp), com um total de 476 horas aulas, dividido em cinco módulos.

Para o secretário da SEMSCS, Carlos Guido, é preciso manter os guardas municipais sempre capacitados e treinados para que possam enfrentar da melhor forma possível as ocorrências do dia a dia.

“A Guarda Municipal de Maceió está preparada para cuidar do patrimônio mais valioso da cidade, que é o povo maceioense. Seja em postos fixos, ou nas ocorrências de ruas, os agentes de segurança da GMM estão prontos para o que surgir. E para mantermos o nível dos nossos agentes de segurança devem sempre oferecer cursos de capacitação e de treinamento”, destacou Carlos Guido.

Além das aulas teóricas, os agentes de segurança terão aulas práticas como noções de primeiros socorros e defesa pessoal. O curso de atualização da formação de Guarda Municipal seguirá até o final do mês de maio desse ano.

Um dos alunos do curso é Francisco Tenório, que está há 18 anos na GMM. “Esse é um curso essencial para todos nós, guardas municipais, porque aqui iremos atualizar nossos conhecimentos, buscando servir cada vez melhor a nossa instituição e a sociedade”, afirmou o agente municipal de segurança.

Ao final das aulas, 88 guardas municipais terão participado da atualização do curso de formação da Guarda Municipal.