Cidades
Sesc Alagoas completa 75 anos
Conheça a trajetória da instituição no estado

Em 10 de março de 1948, o Serviço Social do Comércio (Sesc) iniciava suas atividades em Alagoas. Ainda em um imóvel alugado, sob a presidência regional de Vicente Gerbase e a direção regional de Carlos Ramires Bastos, o Sesc começou a oferecer seus serviços à comunidade dos trabalhadores do comércio no estado.
Apenas dois anos depois de sua instalação, houve a inauguração de Ambulatórios de Saúde, e quatro anos depois, em 1952, a criação do Serviço de Assistência ao Parto e à Maternidade. Além desses, entre os primeiros serviços ofertados pela instituição estavam: assistência à primeira infância, combate à tuberculose, assistência laboratorial, odontológica, farmacêutica, alimentar e jurídica, e desenvolvimento de atividades recreativas.
Menos de uma década depois, sob a administração regional de Roberto Sarmento de Castro, a instituição adquiriu seu primeiro prédio, localizado no bairro do Poço, na Rua Pedro Paulino, n°40, lugar em que atualmente funciona a Unidade Sesc Poço, sede da Administração Regional do Sesc Alagoas.
Foi nesse local, em 1957, que começou a operar o primeiro Centro de Atividades do Sesc, denominado Brasílio Machado Neto (em homenagem ao empresário paulistano que era presidente da Confederação Nacional do Comércio - CNC), que à época servia tanto ao Sesc quanto ao Senac. Marcando um novo momento, foram incluídos outros serviços na programação ofertada pela entidade, como cinema educativo, biblioteca, cursos de arte e culinária, de corte e costura, de enfermagem do lar e de recreação infantil.
Investimento em lazer
Ao longo dos anos, e sempre objetivando a promoção do bem-estar social e da qualidade de vida dos trabalhadores do comércio, de seus familiares e da comunidade em geral, o Sesc foi ampliando o seu alcance e seus campos de atividade. Nesse sentido, um grande marco foi a inauguração do Balneário Sesc Guaxuma, que aconteceu em 1982 e proporcionou aos alagoanos um novo e importante local de lazer.
Em 1997, em um espaço anexo ao balneário, foi inaugurada a Pousada Guaxuma, com 36 chalés para estadia. No aniversário de 60 anos do Sesc Alagoas, em 2008, essa mesma pousada foi ampliada e passou a contar também com 36 apartamentos.
Foco em educação
Quase em paralelo ao surgimento do balneário, em 1977, começaram a despontar novas ações voltadas para a educação, uma das áreas de atuação do Sesc. Nesse momento, eram oferecidos cursos direcionados à realização de exame supletivo e de vestibular.
Avançando para 2003, também na área da educação, houve a abertura da Escola Sesc Jaraguá, que, atualmente, no mesmo ano em que o Sesc Alagoas completa 75 anos, completa seus 20 anos de existência. Vale lembrar, no entanto, que, anteriormente, a modalidade de Educação Infantil já era oferecida no Centro de Recreação Basílio Machado Neto (Casa da Criança), que funcionava na Unidade Sesc Poço, desde 1961.
Além dessas conquistas, é imprescindível citar a implantação dos Centros Educacionais Sesc Ler, inicialmente nas cidades de Arapiraca (2004) e Palmeira do Índios (2005) e, posteriormente, em Teotônio Vilela.
Valorização da cultura
Já atuante no campo da cultura, em 1988, o Sesc Alagoas deu mais um passo para ampliar significativamente sua contribuição nesse cenário: adquiriu um casarão tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional, no Centro de Maceió, com a finalidade de abrigar a Coordenação de Cultura, o Teatro Jofre Soares, uma galeria de arte, entre outros espaços. Ainda hoje esse lugar é considerado de grande importância para o estado, operando ativamente para a promoção da cultura em Alagoas.
Pioneirismo
Em 1987, o Sesc criou o Grupo da Terceira Idade e inovou mais uma vez ao proporcionar, já nessa época, um olhar mais atento para essa fase da vida. Hoje, referência no trabalho social com pessoas idosas, o Sesc Alagoas continua a desenvolver diversas ações com esse grupo: reuniões de convivência, apresentações folclóricas, palestras focadas na qualidade de vida, atividades artísticas, entre outras.
Conquistas recentes
Com seis décadas de existência, a instituição continuou trabalhando para seguir crescendo e oferecendo serviços de qualidade aos alagoanos, e foi com esse foco que, em 2009, inaugurou seu segundo Centro de Atividades no estado, a Unidade Sesc Arapiraca. Por meio desse acontecimento, o Sesc Alagoas pôde descentralizar suas atividades, ampliando sua atuação no interior e alcançando novos públicos.
Ainda mais recente na história da entidade, outro marco que merece destaque é a inauguração da sede própria do Mesa Brasil Sesc em Maceió, que aconteceu em 2021. A inauguração desse lugar representou uma grande evolução para o programa de assistência, tão fundamental para a redução da fome e do desperdício de alimentos.
Após todos esses anos, o Sesc Alagoas segue construindo a sua história, escrevendo novos capítulos e firmando o seu papel de comprometimento com o bem-estar social dos alagoanos.
Mais lidas
-
1Reviravoltas inesperadas!
Casais de 'Vale Tudo': quem fica com quem ao longo da novela
-
2Vilã sem escrúpulos
Como Maria de Fátima separa Afonso de Solange em 'Vale Tudo'
-
3Maldade na veia
O que acontece com a grande vilã Sirin no final de 'Força de Mulher'?
-
4Vingança e mistério!
'Cuspirei em Seus Túmulos' é a nova série colombiana que todo mundo está assistindo
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia