Cidades

Prefeitura desobstrui calçada usada de forma irregular por oficina mecânica na Santa Lúcia

Proprietário do empreendimento estava utilizando o passeio público para colocar peças de automóveis

Por João Victor Barroso / Ascom SEMSCS 09/03/2023 20h53 - Atualizado em 09/03/2023 22h38
Prefeitura desobstrui calçada usada de forma irregular por oficina mecânica na Santa Lúcia
Todos os itens que estava na calçada foram apreendidos - Foto: Ascom SEMSCS

As equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (SEMSCS) realizaram uma ação que desobstruiu uma calçada ocupada de maneira irregular no bairro da Santa Lúcia. Os agentes da SEMSCS estiveram no local na quarta-feira (8).

A infração estava sendo cometida pelo proprietário de uma oficina mecânica, que utilizava o passeio público para colocar as peças automotivas em manutenção. Os fiscais de posturas notificaram o estabelecimento comercial e fizeram a apreensão de 16 equipamentos, entre rodas, caixas de marcha, tonel e motores de caminhão e ônibus.

De acordo com Geraldo Vasconcelos, diretor de Convívio Social da SEMSCS, o responsável pela oficina mecânica foi autuado e teve os equipamentos apreendidos por violar os artigos nº 218 e nº 250 do Código de Posturas de Maceió, instituído pela Lei 3.538/1985.

“Fizemos a notificação e a apreensão dos equipamentos pelo proprietário ter invadido e obstruído a calçada, o que acaba trazendo transtornos para os pedestres e moradores da região. O ponto comercial não tinha o alvará de funcionamento em local visível, e também foi notificado por isso”, explicou o diretor da SEMSCS.

Os itens apreendidos pela SEMSCS foram encaminhados para o depósito da Secretaria, e podem ser retirados pelo responsável da oficina, após o pagamento da multa e da taxa diária de apreensão.

A ação contou com a participação da Guarda Municipal de Maceió (GMM), da Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente (Sedet), da Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Batalhão de Polícia Ambiental da PM/AL.

A população pode denunciar casos de invasão do espaço público à SEMSCS por meio do número: 3312-5277.