Cidades

SMS afasta funcionária que realizou eutanásia em cachorro no UVZ

Por Tribuna Hoje com SMS 23/02/2023 13h11 - Atualizado em 23/02/2023 13h31
SMS afasta funcionária que realizou eutanásia em cachorro no UVZ
Apollo foi encontrado e recolhido pela Vigilância em Zoonoses, onde foi feita eutanásia - Foto: Reprodução

Diante do caso envolvendo o cão Apolo, a Secretaria Municipal de Saúde de Maceió (SMS) decidiu afastar a profissional responsável pelo procedimento, até que sejam apurados os fatos, além de abrir uma sindicância para a apuração das possíveis responsabilidades no episódio.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça, ainda, que está empenhada em esclarecer toda situação envolvendo o caso, assim como se solidariza com os tutores do animal.

O CASO

Após fugir da casa de seu tutor, em Cruz das Almas, na manhã da última sexta-feira (17), Apollo, um cão da raça Weimaraner, de 13 anos de idade, foi finalmente encontrado, na tarde do mesmo dia, na Praia de Jatiúca, por guarda-vidas do Corpo de Bombeiros (CB). Depois de horas sem se alimentar e caminhando longa distância, o animal estava desidratado e exausto. Os militares o acolheram, deram água e o colocaram na sombra.

O tutor e a médica veterinária de Apollo ficaram aliviados por saber que ele tinha sido resgatado, mas isso logo virou pesadelo. Após encontrarem o animal, os guarda-vidas acionaram a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ), antigo CCZ, que recolheu Apollo e decidiu pela morte do animal, o procedimento de eutanásia.

“Quando soubemos que o CCZ havia recolhido o Apollo ficamos aliviados, pelo menos ele não havia dormido na rua. Mas, para nossa surpresa, quando ligamos, o responsável nos disse que o Apollo havia sido eutanasiado. Como assim? E por qual motivo? Doença que não lhe possibilitava qualquer inviabilidade de continuar vivendo?”. diz a médica veterinária Leila Patrícia Correa.

No entanto, o tutor e a médica que cuidavam de Apollo garantem que ele estava saudável, apenas com problemas de qualquer animal idoso. Já o UVZ disse que animal estava doente que a eutanásia foi feita para impedir sofrimento dele. 

Por meio de nota,  a Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) informou que o cão “estava idoso, com sobrepeso, desidratado, olhos lesionados, sem estímulo visual e com lesões cutâneas, o que caracterizou o animal em situação de sofrimento e sem condições de tratamento. Nestes casos, a medida adotada para abreviar o sofrimento do animal é o procedimento da eutanásia, feita após toda a avaliação clínica necessária”. 

Além disso, a nota encaminhada denuncia que Apollo teria sido abandonado na Praia de Cruz das Almas.