Cidades
Nutricionista dá dicas de cuidados com alimentação e hidratação durante o carnaval

O carnaval já se aproxima e além da preocupação com as fantasias e acessórios que serão usados durante a folia, o cuidado com a hidratação e alimentação de quem vai aproveitar os quatro dias de muita diversão deve ser redobrado, pois o esforço é intenso e exige muito das condições físicas do folião.
A nutricionista Cristianni Gusmão - coordenadora de nutrição da Uninassau Maceió, entrevistada do canal da Tribuna no youtube fez algumas recomendações para que a folia não acabe mais cedo, evitando problemas gastrointestinais, além da desidratação.
“As pessoas devem lembrar que são quatro dias seguidos de festa, noites mal dormidas, alimentação fora do horário habitual e, para muitos, o excesso de bebida alcoólica. Por isso, alguns cuidados devem ser adotados para aproveitar a festa com saúde e disposição para o dia seguinte. A palavra-chave é a hidratação reforçada e muita fruta, alimentação leve de fácil digestão e moderação no consumo de álcool são dicas importantes para que o folião aproveite a festa sem comprometer a saúde”, ressaltou.
A nutricionista dá dicas de como fazer uma boa hidratação e alimentação sem excesso durante os dias de festa. “A hidratação é muito importante com água, sucos de fruta, água de coco e isotônicos, tudo isso evitará a conhecida ressaca do dia seguinte. Opte por alimentação saudável e evite ao máximo, lanches de rua e sem a devida refrigeração ou acondicionamento, isso pode causar uma infecção alimentar e deixar o folião de cama por uns três dias”, lembrou.
Ainda de acordo com a especialista, é fundamental não pular as refeições e durante o almoço preferir alimentos leves, balanceados e saudáveis, para estar bem durante a festa. Ela ressaltou, também, que os alimentos ricos em carboidratos são opções ideais para aguentar o pique da festa, embora muita gente tenha medo deles.
“O carboidrato vai dar para a gente energia para pular os dias de folia, então antes de sair de casa aproveita para ingerir pão, macaxeira, inhame ou cuscuz, pois são alimentos que vão nos proporcionar energia”, avisou.
“Além das frutas que também têm carboidratos e as verduras, principalmente nas saladas, garantem os níveis de vitaminas e minerais que o organismo necessita. Caldo de cana é um energético regional, bem presente no nosso cotidiano, então é um bom líquido também no carnaval. Seguindo essas dicas, o seu carnaval estará livre de transtornos”, acrescentou.
Cristianni Gusmão reforçou a importância de ter todo o cuidado com os alimentos que são comercializados na festa, principalmente a manipulação e conservação. “É importante ficar atento à temperatura dos alimentos que são comercializados no local da festa, além da conservação de alguns produtos em recipientes adequados. A higiene de quem comercializa também deve ser observada, o uso de luva e touca é importante para evitar o contato com os alimentos no momento em que estiver servindo e comercializando”, pontuou.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia