Cidades

Desenvolvimento Sustentável realizou o plantio de seis mil mudas de árvores na capital

Número de plantio do ano passado é 300% maior do que o de 2021, quando foram plantados cerca de 1.500 exemplares

Por Alexandre Vieira / Ascom Sudes 11/02/2023 20h55
Desenvolvimento Sustentável realizou o plantio de seis mil mudas de árvores na capital
Desenvolvimento Sustentável realizou o plantio de mais de seis mil mudas de árvores - Foto: Ascom Sudes

Maior conforto térmico, redução da poluição atmosférica e aumento da umidade relativa do ar são alguns dos benefícios que a arborização oferece à população. Por isso, em 2022, a Prefeitura de Maceió realizou o plantio de mais de seis mil mudas de árvores nativas e ornamentais em praças, canteiros, vias e espaços públicos de diversos bairros da capital.

O número de árvores plantadas em 2022 superou em 300% o total de exemplares semeados no ano passado. A presença dos corredores verdes na cidade, como se observa em grandes avenidas, além de melhorar o aspecto estético, tem função de minimizar as ilhas de calor, fornecer sombra para a população, diminuir a intensidade das pragas urbanas, mantendo o abrigo e habitat para pássaros e para os insetos polinizadores.

A diretora de arborização e áreas verdes da Sudes, Karine Gabriela, afirma que o plantio de mudas traz um retorno importante não só para a comunidade mas também para todo o meio ambiente.

"A arborização traz muitos benefícios para a saúde dos moradores, além de melhorar a estética dos locais. O plantio de árvores é essencial para reduzir a quantidade de gás carbônico liberados por indústrias e veículos automotores, aumentando a presença de oxigênio e melhorando a respiração das pessoas", informa.

Outros locais que estão recebendo mudas de árvores, plantadas pela Superintendência Municipal de Desenvolvimento Sustentável (Sudes), são antigos pontos de lixo espalhados pela capital, alterando a realidade daquela área em relação ao descarte irregular. Ao invés do lixo ou de uma região seca e sem graça, árvores são semeadas, fazendo com que a população local passe a ter uma função extra em seu dia a dia: regar e preservar novos exemplares.

"São diversos locais em que realizamos essa troca: sai o lixo e entra as mudas de árvores nativas. Assim, a população passa a colaborar conosco, regando as árvores e cuidando do seu bairro", completa a diretora.