Cidades
Unidos do Poço homenageia Célia Xuxu no próximo dia 19
Escola de samba leva para as ruas a saudade da carnavalesca, que já foi presidente da agremiação

Dona de desfiles memoráveis e vários títulos conquistados no Carnaval de Maceió, Escola de samba mais antiga de Alagoas, a Unidos do Poço, vai fazer um desfile histórico no próximo dia 19 de fevereiro, domingo, a partir das 20h, com saída da praça Unidos pelo Poço. A escola, que tem no bairro do Poço sua base, vai prestar uma justa homenagem a Célia Xuxu.
Como ao longo de sua trajetória a escola passou por altos e baixos, sofrendo com a perda de algumas de suas lideranças e passando por muitos problemas, que a afastaram do público em alguns carnavais, principalmente no final dos anos 1990, com a morte da carnavalesca Célia Maria dos Santos, a saudosa Célia Xuxu, então presidente da agremiação, a homenagem deve ser de saudosa alegria para os moradores e foliões do bairro.
Então no próximo dia 19 a escola vai se concentrar com o hino oficial composto lá no passado por Neném Cabral. E sob a presidência de Tony Jorge, com o mestre de bateria Estácio Mário, os puxadores Fábio Fernandes e Guedinho Santos, a porta bandeira Rita Ramos, o mestre sala Manoel Tico, a rainha de bateria Chrys França, as passistas Luciana Duarte e Ana Karla, o cavaquinhista Rafael Martins, o diretor Deywison Costa e os mais de 300 componentes pretendem honrar o legado de Célia Xuxu com o belo samba enredo composto por Sebastião Canuto da Hora. E certamente, pelas ruas do Poço, milhares de foliões saudosos por um carnaval de rua depois de dois anos de pandemia de Covid-19.
Com 64 anos de existência, escola sagrou-se 29 vezes campeã do Carnaval
O Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos do Poço, que foi fundado em 15 de novembro de 1955, é a mais antiga agremiação carnavalesca em atividade em Alagoas. Seus integrantes se orgulham de manter a tradição de ousadia e alegria, além de muito samba no pé, toda vez que a escola se apresenta nas passarelas da cidade. Em seus 64 anos de existência, a Unidos do Poço sagrou-se 29 vezes campeã do Carnaval de Maceió. A escola tem uma marca própria, pois resgata, em todos os seus desfiles, o legado da cultura, de artistas, personalidades e vultos históricos de Alagoas.
Constituída por integrantes da comunidade e voltada para o carnaval, a Unidos do Poço é muito querida pelos maceioenses, pois seus desfiles reúnem foliões, compositores, sambistas e passistas de várias localidades. Dona de desfiles memoráveis e vários títulos conquistados, a escola tem conquistado a simpatia da comunidade local e vem se mantendo fiel às tradições do samba, cuja expressão máxima se manifesta em suas apresentações.
Foi assim, que superando as dificuldades, a Unidos do Poço retornou às passarelas do samba em 2011, com um enredo grandioso, abordando a riqueza do folclore e levando para a avenida cerca de 320 componentes. De 2011 a 2014, a escola mandou brasa em suas apresentações, sob o comando dos presidentes Barbosa e Gilvânia (a Gil), levando para a avenida muito brilho, diversão e alegria.
No Carnaval de 2018, já sob o comando do atual presidente, Tony Jorge, a Unidos do Poço levou para a avenida mais de 200 componentes e tendo como samba-enredo o tema “Canta Meu Povo, Canta Meu Sertão”, numa alusão às riquezas culturais do semiárido. Também em 2018, a escola se apresentou na sede da OAB Alagoas, esbanjando muita alegria e descontração.
Com a pandemia da Covid-19, a escola entrou em quarentena, mas ainda participou de dois carnavais. Em 2019, desfiou com o tema “O Folclore é a Pilastra Viva da Cultura Alagoana”, levando para a avenida cerca de 110 componentes. Em 2020, a escola abordou o tema “Do Comércio à Boemia: Jaraguá cai na Folia”, com mais de 120 componentes, enaltecendo os costumes e as tradições.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas
-
5Intervalo entre filmes
Fim épico ou fiasco? Velozes e Furiosos 11 está quebrando um recorde indesejado da franquia