Cidades

Dia Nacional do Profissional Gráfico é comemorado em 7 de fevereiro

Data foi criada em 1923, há 100 anos, em razão de greve ocorrida entre profissionais gráficos de São Paulo

Por Tribuna Hoje 07/02/2023 14h46 - Atualizado em 07/02/2023 21h11
Dia Nacional do Profissional Gráfico é comemorado em 7 de fevereiro
Presidente do Sindgráficos, José Paulo Gabriel - Foto: Edilson Omena

Entre todas as datas comemorativas das profissões modernas, uma, que nasceu lá no período do Renascimento; em 1455, tendo como principal figura histórica responsável pela invenção da impressão e, consequentemente, pela difusão do trabalho do gráfico, o ourives alemão Johannes Gutenberg (1400-1468), que aperfeiçoou a técnica de impressão em moldes jamais vistos, um feito revolucionário realizado na época; exerce importante papel até os dias atuais. O gráfico, ou profissional gráfico, tem seu dia reconhecido no 7 de fevereiro, data que foi criada em 1923 em razão de uma greve ocorrida entre os profissionais gráficos em São Paulo, que reivindicavam melhores condições de trabalho e salários mais justos.

Mas se engana quem pensa que esse profissional só operacionaliza máquinas copiadoras e impressoras. Especialistas são unânimes em dizer que é um cargo de vital importância na era atual da sociedade da informação, em que a difusão de dados, publicidades, informações e notícias ocorre cada vez mais rapidamente. Se de um lado a informática atua no sentido de tornar digital tudo o que era antes apenas impresso, o papel das gráficas e de seus profissionais continua sendo muito importante.

É bom saber que antes de Gutenberg, para se fazer a cópia de um livro, era necessário um escriba e os custos de uma unidade eram muito elevados, fazendo com que a leitura fosse um privilégio da elite e do clero. Mas ao estudar esse importante período histórico, entre 1450 e 1500, com a descoberta de algumas invenções, como o telescópio e o relógio de precisão, se chega à conclusão que uma dessas invenções provocaram uma verdadeira revolução no terreno da escrita e da leitura. Foi a imprensa, ou seja, a máquina de impressão tipográfica inventada pelo alemão Johann Gutenberg no século XV.

Para membros do Sindicato dos Gráficos de Alagoas, empresários gráficos e jornalistas, esses profissionais, que atuam nas etapas de pré-impressão, impressão e acabamento, precisam ter a cada dia seu trabalho reconhecido e ver que a profissão possui uma grande importância no contexto da sociedade. Portanto, a data escolhida para esses trabalhadores é mais do que importante para enfatizar a relevância de suas funções.

Rotativa no parque gráfico da Jorgraf (Foto: Edilson Omena)

Em seu depoimento homenageando o dia, o presidente do Sindicato dos Gráficos de Alagoas (Sindgráficos) e também da Cooperativa dos Jornalistas e Gráficos do Estado de Alagoas (Jorgraf), José Paulo Gabriel, foi enfático ao falar da importância do profissional.

"Companheiros!!! Companheiras!!! Hoje, 07 de fevereiro, comemoramos em todo o Brasil, o Dia do Gráfico. Parabéns para todos nós porque sabemos muito bem o quanto somos importantes. Somos sim, os verdadeiros artífices e fabricantes da linda comunicação visual, no papel de educar, instruir e aproximar os povos, fazendo deles, doutores, senhores e senhoras, livres das amarras escravistas do analfabetismo. Os profissionais dessa área, não só produzem e imprimem material gráfico. Eles atuam também em várias formatações da comunicação, como agências de publicidade e propaganda, produtora de vídeos, estúdios de designer, emissoras de tv, editoras, jornais, revistas, empresas de embalagens, outdoor e placas de sinalização educativas e tudo o que mais se fizer necessário para se comunicar através de ícones visuais. Todas essas subdivisões da comunicação juntas, que compõe o setor gráfico brasileiro, segundo estimativas da ABIGRAF e do SEBRAE, contribuem com mais de 190 mil postos de trabalho no universo de 30 milhões de trabalhadores com registro, lotados em quase 20 mil indústrias gráficas, onde 98% são micro e pequenas empresas. Por isso, somos importantes. Contudo, neste ano de 2023, nós, bravos e competentes trabalhadores gráficos da ativa e aposentados, que nunca deixaram o cheiro do chumbo e da tinta saírem de suas veias, vamos ter fé e dar o melhor de nós; deixando boas impressões", finaliza o presidente do Sindgráficos.

Confira fotos históricas do setor gráfico em Alagoas: