Cidades
Carnavalesco fala da importância da festa para cultura e economia
Ao TH Entrevista, Ovídio Gurgel diz que, por ser um festejo democrático, Carnaval atrai todos os públicos

O TH Entrevista desta semana foi até a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, região Metropolitana de Maceió, bater um papo com o maior carnavalesco da cidade, Ovídio Gurgel, apaixonado pelo Festejo de Momo e colecionador de fantasias e adereços.
Ovídio que também é artista plástico, conta que, ainda criança, o Carnaval entrou na sua vida. “Sou do Rio Grande do Norte e desde muito pequeno já curtia o Carnaval. Quando entrei na faculdade passei a viver a festa intensamente – sempre me programava para ir a Olinda com um grupo de amigos e faço isso até hoje. Essa é minha rotina no período’’.
O carnavalesco afirma que a festa além de tradicional é importante porque movimenta a economia municipal, estadual e nacional. “É uma festa democrática que não separa raça, religião, classe social e nem mesmo idade. Se tornou uma indústria e isso faz girar a economia, pois desde o pequeno comerciante até o empresário dono de redes de hotéis lucram. Especificamente em Alagoas, no período, muitos turistas chegam para curtir os festejos como as prévias que são famosas e as festas em cidades do litoral e várias outras cidades’’, pontua.
Gurgel também afirma que por ser uma festa democrática e popular, a atualidade fez o público aumentar. “Com as mudanças atuais, o Carnaval passou a ser ainda mais democrático em todas as regiões. Além dos tradicionais blocos de rua e os famosos trios que puxam as multidões, têm os shows em palcos com vários estilos de musicais. Ou seja, a festa é para todos os gostos e público’’.
Organizador do bloco Siri Mole há 25 anos, um dos mais conhecidos de Marechal Deodoro, Gurgel conta que por ser apaixonado pelo Carnaval tradicional, ele sempre escolhe Olinda como destino. “Vou para Olinda no sábado de Zé Pereira e retorno para Alagoas na Terça-feira, dia que o Siri Mole sai nas ruas do Francês. Este tem uma novidade, além do Francês, o Siri Mole vai fazer parte do desfile de bloco na Orla de Maceió e todos estão convidados’’.
Ovídio também comenta que Marechal Deodoro é uma das cidades que se destacam em Alagoas quando se fala em Carnaval, seguindo a linha tradicional a cidade tem vários grupos de frevos e músicos de filarmônicas que atuam neste período. “Venham conhecer o Carnaval de Marechal, não irão se arrepender’’.
A entrevista na íntegra com o carnavalesco você pode conferir na TV Tribuna no YouTube e no portal Tribunahoje.com.
Mais lidas
-
1Copa do Brasil
Ingressos para CRB x Santos estão à venda em terceiro lote
-
2Crime bárbaro
'A Reserva' final explicado: Quem matou a jovem Ruby na série?
-
3Orçamento crítico
Ufal confirma que pode “fechar as portas”
-
4'Vale a Pena Ver de Novo'
Vilão intenso e revoltado! Como Alexandre morre em 'A Viagem'?
-
5Povoado Lagoa dos Porcos
Chacina: cinco pessoas são encontradas mortas dentro de casa em Estrela de Alagoas