Cidades

Com 97 anos, bispo alagoano divide recorde de religioso mais velho do Brasil

Dom Hildebrando Mendes participou da celebração da padroeira de Arapiraca

Por Davi Salsa 04/02/2023 11h18
Com 97 anos, bispo alagoano divide recorde de religioso mais velho do Brasil
Dom Hildebrando em atividade na última quinta-feira (2), em Arapiraca - Foto: Concatedral de Arapiraca (cortesia)




A maior tradição da fé católica do povo de Arapiraca foi celebrada na última quinta-feira (2), com o encerramento das homenagens à padroeira Nossa Senhora do Bom Conselho.

Mais de cem cavaleiros e amazonas refizeram, pelo vigésimo ano seguido, a mesma trajetória feita pelo fundador de Arapiraca, Manoel André, que no ano de 1864 trouxe a imagem da santa de Bom Conselho, no interior de Pernambuco, até a Capital do Agreste alagoano.

Aos 97 anos de idade, o Bispo Emérito Dom Hildebrando Mendes mais uma vez participou das festividades, dando exemplo de vida, fé e devoção para as pessoas mais jovens que acompanharam o evento.


Natural de Porto Real do Colégio, Dom Hildebrando Mendes divide com o bispo de Limoeiro do Norte no Ceará, o título de bispo mais velho em atividade no Brasil.

O cearense nasceu em 1924 e o alagoano em 1926. São os dois mais antigos sacerdotes em atividade no país.

Dom Hildebrando conta que a vocação sacerdotal surgiu aos seis anos de idade, acompanhando a celebração de missa pelo vigário Otacílio, no povoado onde morava naquela época.

Aos 13 anos ingressou no seminário com a ajuda de um fazendeiro local, que custeou as despesas até Aracaju, para seu pai quitar a dívida até a conclusão dos estudos do filho.

Depois de passar por várias cidades, Hildebrando Mendes chegou a Arapiraca no ano de 1973 para auxiliar o pároco local, padre Epitácio Rodrigues.

“Naquela época, a cidade era pequena e todos se conheciam”, lembra o religioso, que é dotado de lucidez admirada por todos os paroquianos da cidade.

Ele conta que dois fatos marcaram sua vida: a ordenação de padre, em Penedo, e a nomeação como pároco de Arapiraca, na década de 1970, e a construção da Concatedral de Nossa Senhora do Bom Conselho, em 1985, após 12 anos de trabalho iniciado pelo padre Epitácio Rodrigues.

“Minha mensagem é de que sejamos fiéis aos ensinamentos, para que Arapiraca dê bons frutos na religião, na política social, econômica, enfim, que essa árvore frondosa produza todos esses frutos”, afirmou.