Cidades

Vazamento é consertado e fornecimento de água tem retorno gradativo em regiões de Maceió

BRK acompanha processo de retomada em tempo real, a partir do monitoramento remoto de 100 pontos de distribuição

Por Ascom BRK 06/01/2023 18h11 - Atualizado em 07/01/2023 09h13
Vazamento é consertado e fornecimento de água tem retorno gradativo em regiões de Maceió
Vazamento na Avenida Walter Ananias, em Jaraguá, foi consertado - Foto: Ascom BRK

A BRK informa que o vazamento de grande porte na rede de água da Avenida Walter Ananias, no Jaraguá, que estava afetando o fornecimento de água na região, foi solucionado às 18h da quinta-feira (5). Com o término do serviço, o reservatório R1, responsável por abastecer alguns bairros da parte baixa de Maceió, foi imediatamente religado e está em processo de recuperação.

Isso significa que o equipamento já está recebendo água tratada da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) e abastecendo as redes de distribuição que chegam aos imóveis. Esse processo, no entanto, é gradativo. Ou seja, o fornecimento de água é normalizado de forma progressiva, conforme o reservatório vai atingindo o nível de água adequado para encher as tubulações e chegar às torneiras dos moradores.

Diferentemente do que ocorre com a retomada do fornecimento de energia elétrica após uma manutenção, o retorno do abastecimento de água não é imediato, como explica Wilson Bombo, gerente operacional da BRK em Alagoas.

“Estamos acompanhando esse processo em tempo real, a partir do monitoramento remoto do sistema de distribuição em cem pontos diferentes. Algumas regiões já estão com água e a previsão é que a completa normalização de toda a área atendida pelo reservatório aconteça ao longo deste fim de semana”, detalhou o gestor.

A BRK também mantém equipes em campo monitorando a regularização do fornecimento de água e continua atendendo às unidades de serviços essenciais com caminhões-pipa até a completa normalização do abastecimento.

A empresa repara, em média, 60 vazamentos por dia na capital. Em alguns casos, para que seja possível fazer os reparos necessários nas redes que apresentam rompimento, é necessário interromper temporariamente o fluxo de água nas tubulações de forma emergencial.

O R1 abastece os bairros de Jatiúca, Ponta Verde, Ponta da Terra, Mangabeiras, Pajuçara, Poço, Jaraguá e Cruz das Almas.

Tags: