Cidades

CRAD atinge marca de 5.729 atendimentos em 2022

Equipamento é porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares

Por Assessoria 04/01/2023 22h13
CRAD atinge marca de 5.729 atendimentos em 2022
Atuação vem contribuindo cada vez mais com a política da Criança e do Adolescente em Alagoas - Foto: Assessoria

O Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), tem se destacado nas ações de atenção ao público infantoadolescente, vítima ou testemunha de violência. Através da assistência ofertada pelo Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (CRAD), já totalizou 5.729 atendimentos, em 2022, e se tornou referência nesse tipo de atendimento em todo o estado.

O secretário da Seprev, Kelmann Vieira, explicou que o CRAD é uma porta aberta para crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e seus familiares, que recebem atendimento integral. Ainda de acordo com o titular da pasta, a assistência é ofertada por uma equipe multidisciplinar que faz acompanhamento psicossocial, efetuação dos procedimentos cabíveis e encaminhamentos necessários. Além disso, o CRAD integra os órgãos do Executivo com o Sistema de Justiça, dando celeridade aos processos pós-violência e minimizando os prejuízos da vítima.

“Hoje o CRAD é referência no estado de Alagoas, com este atendimento mais humanizado. Sua atuação vem contribuindo cada vez mais com a política da Criança e do Adolescente. Isso demonstra o quanto o Governo do Estado, sob o comando do governador Paulo Dantas, tem investido e trabalhado para prevenir a violência contra este público, visando preservar a saúde física e mental dessas crianças, que foram vítimas ou testemunharam de algum tipo de violência dentro de casa”, afirmou.

A superintendente da Criança e do Adolescente da Seprev, Samylla Gouveia, ressaltou de janeiro a dezembro, o CRAD somou 1723 atendimentos psicológicos, 1166 atendimentos sociais, 817 atendimentos jurídicos e 517 atendimentos feitos pelo Núcleo da Defensoria Pública, que funciona dentro do Centro de Referência. Samylla detalhou também outros dados registrados, no ano passado, como os casos de violência sexual (786), física (446), psicológica (150), doméstica (25), verbal (10), entre outros.

“Nossos recebimentos são provenientes de demandas espontâneas e dos órgãos parceiros, como o Sistema de Justiça - que compreende Ministério Público, Defensoria Pública e Tribunal de Justiça -, delegacias especializadas, Central de Flagrantes e os Conselhos Tutelares. Seguindo o recebimento da demanda, o Estado traz essa missão de fortalecer os vínculos familiares e oferecer o atendimento integral para que essas crianças e adolescentes superem a situação de violência e possam seguir suas vidas sem maiores consequências”, disse.

AÇÕES JUNTO À REDE DE APOIO

A Superintendência da Criança e do Adolescente da Seprev, por meio da Supervisão de Enfretamento à Violência, também realizou em 2022 uma série de ações junto à rede de apoio com o objetivo de promover o amplo entendimento sobre a Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente e a redução da violência no ambiente familiar e escolar.

De acordo com a supervisora Eliane Tiago, as ações alcançaram um número expressivo de 7.232 atendimentos, a exemplo das participações no Projeto CRIA (3.544), no Projeto Vozes da Infância (1.509), no programa Conectados na Prevenção (988) e Ações de Prevenção (164). Eliane destacou ainda os números dos serviços oferecidos dentro do CRAD, como os Atendimentos Pedagógicos (621), Grupos de Apoio Familiar (386), Atendimentos Psiquiátricos (20), entre outros.

ATENDIMENTO

Serviços como os oferecidos no CRAD oportunizam um recomeço bem-sucedido às vítimas e contribui para a prevenção à violência, principalmente contra os mais vulneráveis. Para quem busca atendimento, o CRAD funciona 24h por dia e fica localizado na Avenida Desembargador Barreto Cardoso, 433, na Gruta de Lourdes, em Maceió.